You are currently viewing 2ª edição programa “ADM na Web”

2ª edição programa “ADM na Web”

O Conselho Regional de Administração do Tocantins (CRA-TO), realizou na manhã do último dia 15 (sexta-feira), a 2ª edição do programa “ADM na Web”, que contou com a participação especial do Vice-presidente do CFA, Adm. Rogério Ramos, que também é o atual Secretário Municipal de Finanças de Palmas e Presidente do SEBRE-TO, assim como a do Superintendente do Banco do Brasil, Adm. Raul Abu Bakr Mohamed. O programa em formato de “live” teve como mediador/apresentador, o Professor Iranilson Mota, e foi divido em dois blocos.

Na abertura do programa, Iranilson ressaltou sobre o objetivo do “ADM na Web” e que o canal servirá como um fórum de novidades e informações sobre o que as instituições públicas e privadas estão disponibilizando para sociedade para o enfrentamento da pandemia.

No primeiro bloco – LIVE com o vice-presidente do CFA, Adm. Rogério Ramos, que falou das ações no CFA, SEBRAE e Prefeitura de Palmas quanto a gestão em tempos de crise. Ressaltou sobre o modelo de gestão compartilhada do CFA, onde todos os conselhos regionais, independente do seu tamanho e número de registrados, tem vez e voz, e que é um modelo de gestão que está dando muito certo, e muito tem sido feito em prol da valorização da profissão.

Ramos falou sobre o seu trabalho no SEBRAE-TO, que representa uma ação muito forte junto ao empresariado, sobretudo ao microempresário e agora também o MEI (micro empreendedor individual), disse: “hoje no Tocantins temos mais de 30 mil profissionais registrados nesse modelo, e o SEBRAE tem um cuidado especial sobre essas pessoas, e nessa época de crise, o SEBRAE se reinventou para não deixar de atender o micro e pequeno empresário, com LIVES diárias e consultores online”.

Rogério frisou sobre sua história na prefeitura, sendo 28 anos concursado como agente do tesouro, e que agora atua como Secretário Municipal de Finanças de Palmas, contou que um grande desafio foi atender o contribuinte dentro das suas condições, e que uma das ações foi diminuir o IPTU, que teve uma resposta positiva: “diminuímos o imposto e aumentamos a arrecadação, por que o contribuinte Palmense é um contribuinte muito sério”. Agora desse momento de pandemia, a prefeitura publicou um decreto prorrogando mais uma vez o IPTU e suspendeu todos os protestos e execuções para dar um folego para o contribuinte municipal.

Falou como é fazer o equilíbrio entre a questão política e técnica, entende que o ser humano é um ser político, e que mesmo nunca tendo se candidato acredita que todos devem dar a sua parcela de contribuição, seja até mesmo como opinião.

Rogério deixou uma mensagem final para o administradores: “não só os administradores, mas toda a classe empresarial, precisa ter muita criatividade, paciência, ternura, amor ao próximo, e juntar tudo num misto de criatividade e inteligência para que possamos sair dessa crise, é necessário que a gente se una em solidariedade e criatividade e logo sairemos disso.”

Confira na íntegra a LIVE com Rogério Ramos – Clicando aqui

No segundo bloco do programa, LIVE com o superintendente do banco do Brasil, Adm Raul Abu Bakr Mohamed, iniciou falando que a graduação em administração foi uma bagagem crucial para chegar aonde chegou e que em toda a sua carreira sempre usou as ferramentas que são ensinadas no dia a dia na sala de aula. E ressaltou que a capacitação do administrador não pode ficar apenas na formação, ele precisa de duas competências que hoje são indispensáveis: a “Adaptabilidade e a Inovação”.

Raul, discorreu sobre o conselho de um professor quando estava no segundo ano de faculdade, “se usarmos as ferramentas que são aprendidas em sala de aula no dia a dia na administração, seja numa micro ou até numa grande empresa, fará toda a diferença, por que a grande dificuldade que as empresas enfrentam hoje é que elas precisam de alguém que as administre”.

Ressaltou que o Banco do Brasil tem feito algumas  ações para ajudar os clientes tocantinenses nessa época de crise e que, assim que iniciou esse período de pandemia, em reunião com os diretores foi decido postergar as parcelas dos pequenos, médios e grandes empresários, atendendo mais de 2 mil empresas, contabilizando 20 milhões em parcelas, pelos próximos 60 dias, disse “buscamos dar uma musculatura para os empresários continuarem suas atividades urgentes”.  Raul ainda contou que não pararam de instigar os empresários a investir. Frisou, que quando há o medo de uma pandemia, a primeira ação é cessar o consumo por causa da ansiedade e incerteza. E complementou dizendo que já conseguiram injetar 60 milhões em novos empréstimos e com carência de 90 a 180 dias, para as empresas não deixarem de atender seus clientes.

Raul ainda falou das ações da fundação Banco do Brasil no estado do Tocantins para o enfrentamento da Pandemia, e que esteve com o secretário estadual de indústria e comercio, e assinou um protocolo de 400 mil reais em recursos para apoiar a atividade de capim dourado no Jalapão. Disse, “hoje, por meio da fundação banco do Brasil, são mais de 500 mil reais instigados em ações socais”.

Disse que no primeiro trimestre 85% das transações foram realizadas pelo app do banco, Raul usou esse dado para exemplificar que habilidades como adaptabilidade e inovação, que são competências cruciais do Administrador, principalmente em épocas de crise. E que o Tocantins tem um PIB diferenciado dos outros Estados, onde a maior parte é concentrado na administração pública, outra grande parte está concentrada no comércio e serviço, e serviço pode ser lavado até o cliente, mas o comércio também pode ser adaptado para continuar a atender o cliente.

Na sequência, deu uma dica para os empresários “é fundamental organizar o fluxo de caixa e principalmente negociar com os fornecedores”. E encerrou sua participação falando que “precisamos ter fé, foco e muita força de vontade, jogar notícias boas, e com a graça de Deus, vamos passar por essas dificuldades e levar o Tocantins a um novo patamar.”

Confira na íntegra a LIVE com Raul Abu – Clicando Aqui

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.