You are currently viewing ADM Entrevista recebe diretor institucional do CFA

ADM Entrevista recebe diretor institucional do CFA

O bate-papo intitulado “Como tornar a Gestão Pública do país mais eficiente?”, com o diretor de Gestão Pública do CFA, Fábio Mendes Macêdo, esclareceu dúvidas dos internautas sobre a atuação dos gestores do País

Mediado pelo jornalista Paulo Melo, o evento ocorreu na manhã desta terça-feira, 6, ao vivo, no canal do Conselho Federal de Administração (CFA) no Youtube, o CFAPlay. A conversa contou com a participação de mais de 150 internautas, que enviaram perguntas e comentários para o entrevistado da vez, o administrador Fábio Mendes Macêdo.

Nos primeiros minutos da transmissão, o diretor de Gestão Pública do CFA falou dos desafios enfrentados durante as eleições municipais de 2020. Para ele, se houvesse gestão de qualidade, o País poderia ter poupado mais de R$ 8 bi, com gastos eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). “Precisamos começar a entender a importância, a origem da palavra “gestão”. Ela vem etimologicamente do latim gestio onis, que dá um sentido de ação, de gerir, de administrar”, afirma.

Outro tema abordado na entrevista foi a área de atuação dos profissionais de Administração. Segundo Macêdo, muitos saem da faculdade e desconhecem o próprio campo de atuação e suas delimitações.

Desse modo, para ele, acabam confundindo as especificidades técnicas e científicas no segmento de Recursos Humanos, entre áreas como a Administração, a Psicologia e a Contabilidade, por exemplo. “De acordo com a Lei n.º 4.769/1965, cabe ao administrador recrutar, selecionar, contratar e demitir. Fazer a gestão de pessoas, fazer a gestão com as pessoas”, pontua.

Ainda sobre o assunto, o diretor é categórico ao separar a função de cada profissional na área de Gestão de Pessoas. “Cabe ao psicólogo fazer análises psicológicas e fazer a condução daquele profissional, seja na área do recrutamento, da seleção. Para o contador cabe fazer as ações sociais. Recolhimento de FGTS, INSS, dos cuidados admissionais, demissionais junto aos órgão de controle”, alerta o administrador, ao esclarecer o papel de cada profissional e suas respectivas responsabilidades.

No encerramento da entrevista, Fábio Macêdo mostrou como o profissional de Administração pode ser peça-chave na gestão do Brasil. Para isso, apresentou, em tela, o Índice de Governança Municipal do CFA (IGM-CFA). A ferramenta desenvolvida pela autarquia visa auxiliar os gestores nas tomadas de decisões e traz o mapeamento dos 5.570 municípios brasileiros, dividido em três dimensões: Gestão, Finanças e Desempenho.

Se você perdeu alguma parte do ADM Entrevista, confira a íntegra no CFAPlay, no Youtube. Não esqueça de assinar o canal e ativar o ‘sininho’ de notificações para ficar atualizado sobre a programação.

Por Daniel Bruce
Estagiário sob supervisão da CCM

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.