You are currently viewing Administração na era tecnológica desafia profissionais

Administração na era tecnológica desafia profissionais

Em 2019, durante o Fórum Internacional de Administração, o diretor-geral da Campus Party, Antônio Novaes –  conhecido como Tonico – falou um pouco sobre tecnologia e, naquela época, o palestrante foi categórico: “eu acho que o futuro já chegou, o futuro é hoje”. Três anos depois, muitas transformações aconteceram e outras, que estavam engatinhando, foram aceleradas com a pandemia.

“O mundo está cada vez mais disruptivo” é o alerta que o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Mauro Kreuz, tem feito desde que assumiu a presidência da autarquia. A cada palestra ou artigo, ele tem defendido a necessidade de se adaptar aos novos cenários e desafios.

“Estamos em meio a uma nova revolução: a 4.0. Ela veio junto com muitas tecnologias e conceitos como nanotecnologia, neurotecnologia, biotecnologia, robótica, inteligência artificial e armazenamento em nuvem, que passaram a fazer parte do vocabulário de muitos gestores. Quem ainda achava que essa transformação iria demorar mais um pouco, foi pego de surpresa com a chegada repentina da pandemia da Covid-19.”, disse Mauro.

E como essas transformações impactam a Ciência da Administração? Tonico explica que é preciso se atualizar. “Então, numa era em que a gente já começa a falar de inteligência artificial, de automação, de blockchain e de internet das coisas, como que nós, administradores, estamos nos atualizando com relação a isso?”, questionou.

Ele complementou, ainda, recomendando a especialização para os administradores a fim de que estejam prontos para essas novas tecnologias. “Enfim, tem uma série de oportunidades e de inovações disruptivas que vem chegando no mercado. A tecnologia vai ser avassaladora. Quem quiser ir contra ela, vai ser atropelado.”, alertou Tonico.

Tecnologia e Administração na prática

Para estimular os estudantes e profissionais de administração a refletirem sobre o assunto e, com isso, fomentar a produção científica, o Prêmio Belmiro Siqueira de Administração 2022 terá como tema “Administração e novas tecnologias”. Esta edição vai contemplar três categorias: Artigo Acadêmico, Artigo Científico e Livro.

“O que nos motivou na escolha deste tema foi perceber como a influência tecnológica está presente em todos os espaços, em todas as áreas profissionais da sociedade 5.0 principalmente com esta ideia de trazer qualidade de vida e bem estar. Além disso, muitos alunos e professores estão desenvolvendo artigos nesta área”, explicou a diretora de Formação Profissional do CFA, Admª Cláudia Stadtlober.

A conselheira comentou, ainda, que as expectativas para a edição deste ano do Prêmio Belmiro Siqueira de Administração são as melhores. “Esperamos receber a inscrição de bons trabalhos – artigos e livros – que façam essa discussão sobre gestão e as tecnologias, tanto no uso, quanto no apoio e melhoria de processos, entre outros”, disse.

Os interessados em participar da premiação podem fazer a inscrição até 31 de agosto de 2022. Para fazer isso é só acessar o site belmiro.cfa.org.br.

Saiba mais

O Prêmio Belmiro Siqueira de Administração 2022 terá três categorias. A modalidade “Livro” é restrita para os profissionais de Administração (Administrador; mestre em Administração; doutor em Administração; Gestor; e Tecnólogo)  registrados e em dia com o CRA.

A participação na modalidade “Artigo Acadêmico” é destinada aos estudantes dos cursos de bacharelado em Administração e dos cursos superiores conexos à Administração, considerados em Resoluções Normativas do CFA.

Já a categoria “Artigo Técnico” receberá a inscrição de estudantes de cursos de educação profissional técnica de nível médio conexos à Administração, considerados em Resolução Normativa do CFA.

Os trabalhos inscritos serão avaliados por uma comissão. Questões de objetividade, criatividade, aplicabilidade e atualidade são alguns dos critérios que serão levados em conta na hora da avaliação.

Os vencedores das modalidades vão ser premiados com certificados e também vão contar com uma bonificação em dinheiro. Vão ser contemplados os três primeiros colocados das categorias Artigo Acadêmico e Artigo Técnico, além do vencedor da modalidade Livro.

Todas as informações estão no edital. Saiba mais em: belmiro.cfa.org.br.

 

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.