You are currently viewing Brasil, logística, organizações e o mundo: reflexão e mudanças

Brasil, logística, organizações e o mundo: reflexão e mudanças

De olho nos principais fenômenos das diferentes áreas da Administração, a RBA 146 está no ar e traz mais de uma dezena de informações sobre tendências, novidades e práticas de mercado. Com proposta de disseminar conhecimento e agregar valor às vidas profissional e pessoal de nossos leitores, a revista tem como matéria de capa a logística como fator essencial para o desenvolvimento da economia brasileira.

A dependência exacerbada do país no modal rodoviário, um dos mais caros e com necessidade de constante manutenção em infraestrutura, aumenta substancialmente o preço de produtos e serviços no Brasil. A matéria de capa mostra, deste modo, o transporte nacional — com ênfase nas diferentes modalidades de vias — e explica de que forma ele influencia o preço de tudo, à medida em que está diretamente atrelado à produção nacional e sua relação com o preço dos combustíveis.

inteligência financeira aparece, ainda, nesta edição para mostrar o quão importante ela é para equilibrar a vida financeira e também a saúde mental e emocional de colaboradores e da população em geral. Ela exige, porém, conhecimentos técnicos e, sobretudo, disciplina para ser implementada com sucesso.

Mundo Corporativo

As empresas também já perceberam o quão importante é pensar na saúde dos trabalhadores — para evitar não apenas o absenteísmo como também causas trabalhistas e perda de produção. Ainda em âmbito empresarial, entenda por que as instituições constataram que é fundamental formar novos líderes, a fim de que o conhecimento não se perca e para agregar mais capacitação (aos mais jovens) e conhecimento organizacional.

Com o envelhecimento da população, o idadismo (preconceito contra pessoas idosas ou aquelas consideradas velhas) já é pauta de instituições que veem em profissionais mais experientes uma boa solução para resolver gargalos. Além de apresentar mais experiência e habilidades técnicas, eles também possuem mais comprometimento com os ideais da empresa e Soft Skills úteis ao mercado.

Com as bruscas e disruptivas mudanças na sociedade e no mercado, o pensamento crítico já é visto pelas empresas como fundamental para agregar valor à mão de obra de cada trabalhador, no contexto de Revoluções 4.0 e 5. 0. As transformações sociais e econômicas fizeram também repensar o ensino da administração no Brasil, com novas diretrizes que devem adaptá-lo ao cenário atual, e a conhecer o comportamento do consumidor.

O papel da tecnologia também é tema desta edição nas matérias sobre Metaverso e NFTe inteligência artificial (IA) e Machine Learning e deixa a indagação: até onde vai a fronteira entre os mundos físico e virtual? E no âmbito das Soft Skills, a comunicação efetiva nunca foi tão necessária como agora.

Os temas estão postos. Leia, pense e opine em nossas redes sociais. Participe da grande egrégora da administração.

RBA 146, no ar e pronta para você.

Leon Santos – editor da RBA

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.