You are currently viewing Câmara de Gestão Pública promove debate em memória de Guerreiro Ramos

Câmara de Gestão Pública promove debate em memória de Guerreiro Ramos

Na tarde desta quinta-feira, 17, a Câmara de Gestão Pública (CGP) do Conselho Federal de Administração (CFA) realizou, ao vivo, no CFAPlay, a transmissão do webinar intitulado “Guerreiro Ramos: um encontro de gerações”.

O evento possibilitou o debate entre quatro personalidades importantes para o Sistema CFA/CRAs. Entre eles, o conselheiro federal pelo estado do Acre e diretor da CGP, Fábio Mendes Macêdo; o conselheiro federal pelo estado do Rio Grande do Norte, Julio Rezende; o administrador, professor e ex-conselheiro federal pelo estado do Rio de Janeiro, Adilson de Almeida; e o doutor em Sociologia Política e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ariston Azevedo.

Na ocasião, os participantes ressaltaram a importância dos trabalhos e as memórias de Alberto Guerreiro Ramos, sociólogo e político brasileiro de destaque para a ciência da Administração. Além de enfatizarem a edição 2021 do Prêmio CFA Guerreiro Ramos, que há mais de uma década valoriza os profissionais, estudantes e pesquisadores de todo o país.

O diretor da CGP, Fábio Macêdo, aproveitou o momento para lembrar as comemorações do Dia do Profissional de Administração. “Neste mês da Administração, no qual completamos 56 anos de regulamentação profissional. Onde a nossa profissão é regulamentada na sociedade brasileira, apesar de ser uma profissão milenar, descrita no Velho Testamento, no Novo Testamento e que precisamos evoluir”, afirmou o administrador.

Para Julio Rezende, o webinar  foi uma oportunidade para relembrar a história de Guerreiro Ramos e também encorajar os profissionais de Administração a participarem da premiação. “Esta é uma ação importante da CGP para gerar mais impacto e conhecimento para os espectadores que estão acompanhando essa transmissão no CFAPlay e o nosso Prêmio Guerreiro Ramos do CFA”, disse.

O Prêmio CFA Guerreiro Ramos foi criado em 2010 e premiou, anualmente, gestores públicos que realizaram benefícios substanciais para a sociedade por meio de uma gestão moderna e eficiente.

Todos esses anos de história só se tornaram possíveis graças a perseverança, empenho e entusiasmo do administrador Adilson de Almeida. Ele foi um dos idealizadores e trabalhou arduamente para colocar a premiação em homenagem a Guerreiro Ramos em prática.

Segundo o administrador Adilson, que foi aluno de Guerreiro Ramos, a oportunidade de ter um professor com tamanha importância foi inspiradora. Ele lembra da experiência de estar na mesma sala de aula que esse mestre da Administração e das Ciências Sociais. “Em 1964 ele foi o meu professor por dois semestres. Ele era extremamente rigoroso e exigia que todos os alunos lessem os cinco primeiros capítulos da bibliografia indicada”, relembra.

As teorias e abordagens desenvolvidas por Guerreiro Ramos no campo da Administração trouxeram, sobretudo no Brasil, novas perspectivas para a ciência que até hoje são aplicadas em diversos campos da profissão.

O professor universitário Ariston Azevedo é um dos estudiosos premiados na categoria pesquisa científica. Para ele, há uma série de fatores que garantiram o sucesso e a utilização do legado científico de Guerreiro Ramos na Administração.

“Ele esteve empenhado em um grande projeto que denominou de ‘construção de uma teoria da sociedade brasileira’. Ele se empenhou durante uma década e meia nesse projeto de como decifrar a sociedade brasileira, foi a grande ambição dele”, disse o pesquisador da UFRGS.

Sobre a premiação 

O Prêmio CFA Guerreiro Ramos – Edição 2021 tem como objetivo reconhecer formalmente profissionais e acadêmicos da Administração pelo mérito alcançado em virtude do desenvolvimento de trabalhos que caracterizem práticas inovadoras ou pesquisas científicas capazes de transformar e melhorar continuamente a Administração Pública brasileira.

As inscrições poderão ser realizadas de 5 de julho de 2021 a 5 de outubro de 2021 e serão encerradas às 23h59min (horário de Brasília).

Para saber todos os detalhes da premiação, basta acessar o site do Prêmio Guerreiro Ramos 2021.

Por Daniel Bruce
Estagiário sob supervisão da CCM

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.