You are currently viewing Campanha busca reconhecer o papel do profissional de Administração na economia

Campanha busca reconhecer o papel do profissional de Administração na economia

Muitas pessoas ainda não sabem o motivo de o Dia do Profissional de Administração ser comemorado em 9 de setembro. Na verdade, essa foi a data da promulgação da Lei nº 4769 que regulamenta a profissão, em 1965.

Neste ano, o Conselho Federal de Administração (CFA) considerou que é urgente comunicar mais à sociedade a importância deste profissional e desenvolveu a campanha #ADM o profissional chave para a recuperação do país, baseada no conceito CHAVE.

A ideia do slogan da campanha foi pensada por considerar que o curso de Administração é o que engloba a maior parte do conhecimento específico necessário tanto para a gestão pública, quanto privada.

O objetivo é valorizar essa honrosa profissão e evidenciar o trabalho e o propósito de contribuição para a mudança do Brasil, afinal, datas comemorativas são celebradas porque carregam um contexto histórico e cultural. Neste caso, 9 de setembro reconhece a importância da regulamentação da Administração, um fato histórico, e também homenageia a profissão.

Reforçar a valorização do profissional da área é conscientizar a sociedade de que as competências que trazem no currículo encaixam-se com as necessidades atuais do país. “Estar preparado profissionalmente significa conhecer as exigências básicas do mercado de trabalho e a sigla CHAVE reúne as principais delas. O nosso intuito é, além de comemorar o dia, levar o profissional a refletir em quais delas ele ainda está deficiente para se capacitar”, afirma o diretor da Câmara de Comunicação e Marketing (CCM) do CFA, Diego da Costa.

Voltemos à inspiração da campanha de 2021. A palavra CHAVE é um acrônimo para conhecimento, habilidades, atitudes, valores e ética. Inicialmente, o método adotado nas organizações era o chamado CHA (conhecimento, habilidades, atitudes), tendo sido acrescido posteriormente dos outros dois conceitos (valores e ética), tornando-se CHAVE.

Super em alta, tem conquistado cada vez mais as empresas na hora de avaliar candidatos e selecionar os melhores ou mais adequados para determinados cargos e é bastante utilizada para seleções em nível de liderança. Diante de um mundo BANI – Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível, conceito que se tornou conhecido em 2020, diante do colapso mundial causado pela pandemia do novo coronavírus -, o conceito CHAVE se revela como uma alternativa bastante eficaz.

“Nós precisamos ser eternos estudantes, só assim conseguiremos alcançar níveis de excelência na Administração”, afirma o presidente do CFA, Mauro Kreuz. “Desejo a todos os profissionais e futuros profissionais um ótimo dia, de comemoração mesmo, porque é preciso assumir o nosso protagonismo e o nosso papel como as pessoas mais indicadas e  capacitadas para a gestão. Deixo aqui os meus parabéns e o meu abraço”, finaliza.

Elisa Ventura

Assessoria de Comunicação CFA

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.