You are currently viewing CFA vai apoiar ações voltadas para a defesa das crianças e adolescentes

CFA vai apoiar ações voltadas para a defesa das crianças e adolescentes

No último dia 17 de novembro, o presidente e o diretor de Relações Internacionais e Eventos do Conselho Federal de Administração (CFA), Mauro Kreuz e Gilmar Camargo, respectivamente, participaram de reunião com representantes do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). Na oportunidade, eles trataram de uma nova parceria a ser celebrada entre a autarquia.

Essa não será a primeira vez que o CFA e a Conanda trabalham juntas. Em 2011, ambas entidades se uniram para produzir uma cartilha para promover a política nacional de promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes.  “Na nossa conversa, vislumbramos várias possibilidades de cooperação. Estabelecemos o interesse e agora vamos realizar um protocolo de intenções e uma agenda de trabalho que será desenvolvida até o final de janeiro para que, a partir de fevereiro, seja colocada à disposição da sociedade”, explicou Gilmar.

O conselheiro adianta que um dos pontos da parceria é a reedição da cartilha com informações atualizadas. “Esse material de orientação visa atender a dois públicos: o gestor público municipal, orientando como fazer para estruturar o Conselho Tutelar e o fundo da criança e do adolescente; e para os contribuintes, que terão informações sobre como doar o imposto de renda a pagar para o município que ele reside”, disse, lembrando que a iniciativa, além de atender o Conanda, vai ao encontro do Pacto Global da ONU e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e cujo CFA é signatário.

Segundo a secretária adjunta do Conanda, Fernanda Monteiro, no último ano as intervenções promovidas pela secretaria renderam um aumento de mais de 60% nos municípios com fundos constituídos. “Considerando a capilaridade que os CRAs possuem junto aos municípios mais longínquos, o CFA pode ser um parceiro importante para a disseminação da cartilha”, disse.

Além disso, o CFA apresentou o Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA). Na oportunidade, foi destacada a possibilidade do Conanda contribuir com a autarquia na atualização da ferramenta na parte que trata dos indicadores relativos à criança e ao adolescente.

 

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.