You are currently viewing Crise enfrentada pelo turismo é tema de live do CFA

Crise enfrentada pelo turismo é tema de live do CFA

Turismo na pandemia: esse foi o tema abordado durante a live realizada pelo Conselho Federal de Administração nesta quarta-feira (09/01). Quem falou sobre o assunto foi o doutor em administração Renato Calhau Codá, vencedor do Prêmio Belmiro Siqueira de Administração, na modalidade “Artigo Acadêmico”, com o artigo “Covid-19 e ecoturismo – Lições aprendidas em destinos turísticos do centro-oeste brasileiro”.

Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo destacaram que em 2019, antes da pandemia, o setor teve um faturamento de mais de 238 bilhões de reais. Um dos melhores resultados da história. Além disso, foi o responsável pela criação de 35 mil 693 postos de trabalho.

Mas com o início da pandemia o cenário mudou drasticamente. O turismo acumulou um prejuízo de mais de 376 bilhões de reais nesse período. Renato afirmou que o momento foi um dos mais delicados da história para o setor.

“O turismo, de longe, foi o segmento da economia mais afetado pela pandemia. Tiveram que fazer um trabalho de resiliência, de força maior, para conseguir superar esse desafio e retomar mais forte do que estavam antes dessa proliferação do vírus”.

Em uma hora de bate papo, o doutor em Administração apresentou um resumo do artigo e respondeu perguntas enviadas pelos telespectadores. Um dos temas abordados foi o impacto sofrido em cidades que dependem quase de forma exclusiva do turismo e como eles usaram da inovação, planejamento, gestão e marketing digital para superar o momento. Para ele ficou clara a importância da implementação da administração no setor.

“O que é importante é que você tem que estudar gestão, estudar administração. Você pode saber muito de turismo, ter um conhecimento super apurado da sua região de atuação e de tudo que seu município pode oferecer. Mas você tem que saber administrar”.

 

Também foi destacada a importância da otimização de recursos pelos prestadores de serviço, além da necessidade de se investir em conhecimento de logística para conseguir otimizar o alcance de clientes. Um ponto que chamou atenção durante a live foi a dica para os profissionais de administração que querem começar a atuar no setor.

 

“A dica é mindset de inovação. O mercado está precisando de pessoas criativas e inovadoras. Pessoas que cheguem e que deem aquela chacoalhada de mudar o mindset mesmo. Eu acho que a pandemia mostrou isso ou você muda o mindset ou você não vai conseguir se manter. Busque o novo”.

No fim do bate papo, Renato Calhau destacou que o setor do turismo brasileiro tem se mostrado mais resiliente e aprendeu que não é só sobre superar essa crise, mas estar preparado para outras crises que vão surgir.

O conteúdo completo está disponível no CFAPlay, no Youtube. É só entrar lá e aproveitar mais esse material feito para você, profissional de Administração.

Rodrigo Miranda
Assessoria de Comunicação CFA

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.