You are currently viewing Doença é tema dos novos episódios da série produzida pelo CFA

Doença é tema dos novos episódios da série produzida pelo CFA

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão será uma das doenças mais comuns no mundo até 2030. Estima-se, inclusive, que ela afetará mais pessoas do que outros males como câncer e problemas cardíacos. Com a pandemia, o número de casos de incidência de transtornos depressivos aumentou consideravelmente a nível mundial.

De acordo com um estudo feito por pesquisadores australianos e divulgado na revista The Lancet, antes da pandemia, a pandemia da Covid-19 fez aumentar em 28% o número de casos de depressão em todo o mundo. Para piorar, um levantamento feito pela Universidade de São Paulo (USP), o Brasil é líder em ocorrências de transtornos mentais durante a crise pandêmica.

Diante da importância do assunto, a série “Mente: sua aliada no desenvolvimento profissional” traz, neste mês de outubro, dois episódios sobre depressão. O tema é tratado pelo psicólogo e mestre em Ciências da Saúde, Wagner Costa. “É preciso ficar atento aos sinais e sintomas que ajudam a identificar o pensamento depressivo”, explica o especialista no quinto episódio da série.

Uma visão negativa de si mesmo, impressão de que o mundo e as pessoas em volta fazem solicitações absurdas e uma crença de que ninguém quer ajudá-la são os sinais mais expressivos nas pessoas com tendência a desenvolver depressão. Wagner aconselha: “É preciso ficar atento”, afirma.

Quer saber como se proteger do mal do século? Clique aqui e confira o quinto episódio de “Mente: sua aliada no desenvolvimento profissional”. Na próxima sexta-feira, 22, Wagner volta a tratar do tema em mais um capítulo da série. Além disso, o psicólogo é o convidado do CFA para uma super live sobre depressão, que acontecerá no dia 28 de outubro às 16h30 (horário de Brasília), no CFAPlay. Na ocasião, Wagner vai aprofundar a questão e responder as perguntas do público.

Saúde mental em pauta

A série “Mente: sua aliada no desenvolvimento profissional” é uma iniciativa da Câmara de Comunicação e Marketing do CFA. O projeto, desenvolvido em parceria com Wagner Costa, pretende levar informações importantes para estudantes e profissionais de Administração sobre o desenvolvimento e funcionamento do cérebro a fim de perceber alterações que possam levar ao desenvolvimento de transtornos mentais como depressão e ansiedade.

Outro parceiro do CFA é a TV Assembleia, da Assembleia Legislativa de Roraima. A equipe da emissora é responsável por captar as imagens do psicólogo residente em Boa Vista. Desta forma, o Conselho não precisa deslocar seus colaboradores de multimídia de Brasília até o estado, além de firmar uma sólida parceria entre as duas instituições cuja meta coincide: gerar um produto que contribua de forma direta com a sociedade.

A iniciativa foi lançada em agosto deste ano e, desde então, os episódios da série e as lives já foram visualizadas por milhares de pessoas e ajudaram muita gente a ter um olhar mais atento para a saúde mental.

 

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.