Importância do Registro

  • No Brasil, apenas os Administradores registrados nos CRAs podem exercer a profissão de Administrador.
  • Alguns Tecnólogos e outros Bacharéis em determinadas áreas da Administração poderão exercer, em parte, a profissão de Administrador sendo a atuação destes profissionais restrita à sua área de formação/profissionalização.

Registro Principal

O que é?

É o registro efetuado mediante a apresentação do diploma de conclusão de Cursos de Bacharelado em Administração, de Tecnologia e Bacharelado em determinada área de Administração, devidamente registrado por Universidades indicadas pelo Conselho Nacional de Educação – CNE.

O Registro Principal poderá também ser efetuado mediante apresentação de certidão ou declaração de conclusão do curso, fornecida pela Instituição de Ensino Superior que ministrou o curso, assinada pelo Diretor da Instituição, contendo a informação de que a expedição ou o registro do diploma do requerente encontra-se em processamento.

O profissional que obtiver registro decorrente da apresentação de certidão ou declaração de conclusão do Curso de Graduação em Administração, receberá Carteira de Identidade Profissional com validade de até 2 (dois) anos.

Para que Serve?

Para habilitar o profissional ao exercício legal da profissão de Administrador no seu todo ou em parte.

Como obter o Registro Profissional?

Para obtenção do Registro Originário, o Bacharel em Administração ou egressos dos cursos que conferem o registro no CRA-TO, conforme a área de atuação, deverão acessar o Autoatendimento, anexando os seguintes documentos digitalizados:

1 – Diploma: frente e verso, na falta do diploma, a declaração de conclusão do curso com a data de colação de grau.
– Carteira de  identidade (RG)
3 – CPF
4 – Comprovante de residência

Durante o pré-registro, será solicitado o pagamento das taxas de inscrição e de carteira e a anuidade proporcional

  • Inscrição: R$ 35,56
  • Carteira: R$ 35,56
  • Anuidade 2018 (proporcional) para Bacharéis em Administração e outros bacharéis

O pagamento poderá ser feito por boleto bancário ou cartão de crédito através do próprio sistema, em ambiente seguro e certificado.

O boleto para pagamento será emitido no final do processo do pré-registro profissional.

Após a confirmação do pagamento, o requerente receberá um e-mail para agendar dia e horário para comparecer em nossa sede,  munido dos documentos originais que foram enviados digitalmente e anexados ao processo do pré-registro profissional, quando então será recolhida a sua assinatura para emissão da CIP – Carteira de Identidade Profissional e tirada a foto.

A CIP será entregue no mesmo dia do agendamento e o seu registro estará realizado.

Obs: sera coletada assinatura e foto no dia da entrega da carteira

O que é?

É o registro concedido ao Profissional que além de atuar na jurisdição do CRA onde tem seu registro principal, venha a atuar fora de seu domicílio profissional, ou seja, na jurisdição de outros CRAs.

Para que Serve?

Para assegurar ao registrado o direito de atuar profissionalmente na jurisdição de outros CRAs.

Como se Registrar?

Para dar entrada no seu registro profissional, você deve acessar o Sistema de Fiscalização e Autoatendimento do CRA-TO aqui ou pessoalmente na sede do CRA-TO.

Registro de Estrangeiro

O que é?

É o registro que habilita o profissional estrangeiro portador de diploma de curso equivalente ao Curso de Bacharelado em Administração ou de Tecnologia ou de outros Bacharelados em determinada área da Administração, devidamente revalidado pelo MEC, ao exercício legal da profissão de Administrador no Brasil, desde que possua Visto Temporário e Autorização de Trabalho concedida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, para o desempenho de atividades que estejam compreendidas nos campos de atuação privativos do Administrador, previstas na Lei nº 4.769/65.

O Registro Profissional de Estrangeiro será concedido por prazo equivalente ao previsto na sua Autorização de Trabalho, podendo ser prorrogado mediante requerimento do interessado, instruído com o documento de prorrogação.

Os estrangeiro registrado em CRA receberá Carteira de Identidade Profissional específica, na cor CINZA.

Para que Serve?

Para habilitar o estrangeiro ao exercício legal da profissão de Administrador no Brasil.

Fechar Menu