You are currently viewing Presidente do CRA participa de Sessão Solene na Câmara dos Deputados

Presidente do CRA participa de Sessão Solene na Câmara dos Deputados

O Presidente do Conselho Regional de Administração do Tocantins, Francisco Costa, participou nesta segunda-feira, 09, de uma Sessão Solene na Câmara dos Deputados em Brasília-DF, em comemoração ao dia do Administrador, comemorado anualmente no dia 09 de setembro. (continua abaixo)

A sessão contou ainda com a presença do conselheiro federal de Administração, Rogério Ramos, que também é secretário de Finanças de Palmas. além de representantes de diversos estados. A iniciativa foi do deputado federal Hildo Rocha.

Francisco Costa nos concedeu uma entrevista por e-mail na qual falou sobre a necessidade de fortalecimento do categoria e os desafios do Conselho e dos administradores. Confira:

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DESAFIOS DO CRA-TO E COMO TEM ATUADO PARA SUPERÁ-LOS?

OS Conselhos Regionais de Administração (CRAs) são autarquias federais de fiscalização do exercício da profissão do Administrador, Tecnólogos e outras áreas afins, dotada de personalidade jurídica de direito público com sede e foro nas capitais, com jurisdição em todo o Estado, defendendo tanto os profissionais da Administração, como também a sociedade no que diz respeito à qualidade e ética, coibindo a prática do exercício ilegal dessas profissões. Os CRAs orientam e fiscalizam o exercício profissional, verificando e valorizando o exercício legal e ético dos seus jurisdicionados.

Neste contexto, alguns dos desafios do CRA, assim como dos Conselhos de Classe, é o de promover a valorização da profissão, destacando a identidade, perfil, valor e importância do profissional ADM na gestão das organizações e na gestão pública. Outrossim, muitas ações são realizadas pelo CRA-TO em prol da valorização da classe, em especial promovendo parcerias que visam uma melhor capacitação, alocação no mercado, promoção de palestras, cursos e conscientização quanto a importância do profissional para o resultado de excelência na gestão, de forma a promover a Ciência da Administração, valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país.

Outro desafio em 2019, não só para o CRA, mas para todos os Conselhos de Classe, é a luta contra uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 108/2019, elaborada pelo governo atual, que pode levar à extinção dos conselhos profissionais ao definir que a filiação a essas entidades deve ser opcional, diferentemente da exigência atual. Na prática, a PEC levaria a uma redução significativa da arrecadação em anuidades – fonte de receita dos conselhos de classe–, inviabilizando o trabalho de regulação e fiscalização das respectivas atividades, o qe possibilitaria que profissionais antiéticos ou com formação precária atuassem livremente. A proposta ceifa um dos mais importantes instrumentos de defesa da sociedade na fiscalização profissional, com o nítido e único propósito de engessar, enfraquecer e silenciar as entidades.

Todavia, os conselhos estão buscando apoio dos parlamentares para aderirem apoio contra a PEC 108. Acreditamos que o bom senso e a racionalidade vai superar esse desafio.

EXISTEM QUANTOS PROFISSIONAIS ADM REGISTRADOS NO CRA-TO EM 2019?

Considerando-se que os profissionais da administração são: administradores, tecnólogos em áreas afins, assim como os mestrados e doutorados em administração, o CRA-TO possui o quantitativo de mais de 4 mil registrados.

QUAL A NECESSIDADE DE SER FILIADO AO CRA-TO?

Todo bacharel, tecnólogo ou outros registrado no CRA deve portar a Carteira de Identidade Profissional, como prova de que está legalmente habilitado ao exercício da profissão.

O profissional estando habilitado no seu CRA é uma garantia a mais para a empresa e uma certeza maior para o Administrador que tem por trás o Conselho Regional de Administração lhe dando respaldo. Tanto é que Conforme RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA N.º 419, DE 1º DE MARÇO DE 2012, é obrigatória a assinatura e a citação do número do registro no Conselho Regional de Administração em todos os documentos produzidos pelo Administrador e demais Profissionais de Administração, em decorrência da sua ação profissional.

QUAIS AS VANTAGENS DE SER UM PROFISSIONAL REGISTRADO NO CRA-TO?

-Exercício legal da profissão; Posse em cargos públicos; Maior reconhecimento do mercado e sociedade; Recebimento de informativos; Valorização da classe; Acesso ao clube de convênios; Outros

OS CURSOS OFERECIDOS PELAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO TOCANTINS ESTÃO FORMANDO PROFISSIONAIS PREPARADOS PARA O MERCADO?

Acreditamos que os curso de Administração e áreas afins rompe a “distância” entre o amadorismo e a excelência da gestão. As instituições de ensino estão a cada dia buscando a melhoria contínua quanto a formação de bons profissional, e no Tocantins, há instituições sérias, com vários educadores engajados e comprometidos. Muitas vezes, só depende da dedicação de cada estudantes a busca pela melhor qualificação, não se limitando apenas aos muros das faculdades.

QUE MENSAGEM O SERNHOR DEIXA PARA OS PROFISSIONAIS ADM DO TOCATINS?

A Administração é definida como a arte ou ciência de gerir recursos, da melhor maneira possível, maximizando da melhor forma possível o que está disponível, evitando o desperdício e obtendo os melhores resultados para a organização. Cabe a cada profissional ADM acreditar no seu potencial para se manter um passo à frente e serem capazes de promover transformações organizacionais de forma ágil e empreendedora, e assim se manter competitivo. Por fim, esperamos que os profissionais ADM do Tocantins possam contribuir continuamente com o CRA-TO, estando sempre próximo do Conselho, para que juntos possamos destacar o perfil e importância da nossa classe. Esse é nosso compromisso!

(Informações: Folha Capital)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.