You are currently viewing Publicação do governo federal teve apoio do CFA

Publicação do governo federal teve apoio do CFA

Os gestores públicos dos mais de 5 mil municípios brasileiros acabam de receber, do governo federal, uma publicação para ajudá-los nos primeiros 100 dias de administração. O lançamento do “Guia do Prefeito +Brasil” aconteceu nesta terça-feira, 23, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto. O evento contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro, de ministros, prefeitos e outras autoridades.

O Guia visa auxiliar os governos municipais nas etapas relacionadas ao encerramento de mandato, envolvendo conteúdo sobre transição de governo, prestação de contas, regras eleitorais, e contribuir para o aperfeiçoamento da gestão local. O Conselho Federal de Administração (CFA) fez parte do grupo de trabalho que elaborou a publicação. “A ideia do Guia é capacitar prefeitos que estejam saindo e os prefeitos que estejam chegando para que façam uma condução efetiva da gestão pública”, explicou o diretor de Gestão Pública do CFA, Fábio Mendes Macêdo.

De acordo com o conselheiro, a parceria do CFA com o governo federal é muito salutar. “Fomos um dos grandes colaboradores da criação desse projeto. Queremos, por meio do Sistema CFA/CRAs, levar uma gestão de qualidade, eficiente, que traga resultados para a nossa sociedade, para que nossos munícipes sintam-se representados por meio da gestão e da administração qualificada”, disse.

Para o presidente do CFA, Mauro Kreuz, o Brasil vive um momento onde nunca a administração foi tão necessária. Segundo ele, a má gestão é sinal de que é preciso investir na preparação dos gestores de instituições públicas e privadas, pois há equívocos conceituais e de escopo na elaboração de projetos. “Falta ao Brasil um projeto estratégico de nação e, por isso, o país torna-se refém de programas de governo casuísticos e de interesses desconectados do povo”, declarou.

Mauro também acredita que a profissionalização dos gestores públicos é fundamental para que o Brasil se torne mais competitivo. “O baixíssimo nível profissional na gestão pública, atrelado ao seu inadequado desempenho, é o verdadeiro protagonista do pesadelo que enfrentamos e da não entrega de serviços públicos de qualidade. Mais do que os recursos públicos desviados”, opinou o presidente do CFA..

O “Guia do Prefeito +Brasil” é semelhante à Agenda de Gestão Municipal, produto criado pelo CFA em 2019 e que fornece informações que visam facilitar as rotinas e os procedimentos diários de uma prefeitura. “Isso nos deu grande subsídio e foi de grande utilização e inserção nesse guia nacional que atenderá, de forma salutar, a todos os prefeitos do nosso Brasil”, defendeu Fábio.

O Guia traz muitos detalhes como dados sobre recursos financeiros, orientações sobre como usar a Plataforma +Brasil, modelos de planejamento estratégico, exemplos de boas práticas de transparência e prestação de contas, além de dados como prazos, obrigações e outros compromissos pertinentes à gestão municipal. “Procuramos compilar todas essas informações que auxiliarão o gestor na boa governança de seus municípios”, finalizou o administrador.

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.