You are currently viewing Sem planejamento, Brasil enfrenta problemas na vacinação contra coronavírus

Sem planejamento, Brasil enfrenta problemas na vacinação contra coronavírus

Faz pouco menos de um mês que as vacinas CoronaVac e AstraZeneca chegaram ao Brasil e foram aprovadas para uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A aplicação do imunizante começou em 17 de janeiro, em São Paulo, e, desde então, os demais estados brasileiros começaram uma corrida contra o tempo para imunizar a população do grupo de risco contra a Sars-Cov 2.

Contudo, em questão de dias a vacinação no país começou a dar sinais de que algo estava errado. No Amazonas, estado que entrou em colapso após a variante da Covid-19 vitimar milhares de pessoas, houve uma série de erros na distribuição das vacinas, o que obrigou o governo de Manaus a paralisar a aplicação do imunizante para reformular a campanha.

Outros estados e o Distrito Federal também apresentaram falhas no gerenciamento da vacinação e até casos de pessoas furando fila vieram a público. Em entrevista para o portal Metrópoles, a ex-coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, disse que o Brasil corre o risco de ficar sem vacina. Segundo ela, “na realidade, estamos em desorganização total. Faltou planejamento, e cada estado ou município está fazendo uma ação diferenciada”.

Para a administradora, doutora e professora de Marketing e Logística do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Marli de Fátima Ferraz da Silva Tacconi, o Sistema Único de Saúde (SUS) é experiente e referência em campanhas vacinais. Entretanto, o principal erro de todo o processo relacionado à vacinação contra Covid-19 foi a falta de planejamento agregado. “Desenvolvido meses antes da efetiva execução do serviço de aplicação das vacinas contra a Covid-19. Sem o bom desenvolvimento dessa atividade, todas as demais tornam-se atropeladas e improvisadas. O que remete a serviços com baixa qualidade e ineficiência”, explica.

A professora diz que o planejamento agregado começa meses antes com o levantamento da quantidade e do momento da demanda de aplicação da vacina contra a Covid-19, a fim de verificar todas as necessidades operacionais. Em seguida, dá-se início ao planejamento operacional para definir os diferentes pontos de vacinação, como deve ser a sequência e o volume de vacinação, de acordo a sua capacidade de prestação de serviço, a forma de monitoramento de aspectos como temperatura, umidade e luz, o armazenamento, os transportes, a definição das rotas, o rastreamento e a segurança necessária para as vacinas e os insumos diretos.

Logística – gargalo no país

A sucessão de erros com relação à campanha contra Covid-19 ocorreu, contudo, por falhas estratégicas da logística de vacinação. Marli cita todas as etapas que deixaram a desejar. “Precisava-se ter calculado o número de vacinas disponíveis no exterior e os demais insumos para produzir o imunizante no Brasil (previsão da demanda); faltou mapear e desenvolver boas negociações com os possíveis fornecedores de vacinas e insumos para a sua fabricação (logística inbound); não se calculou antecipadamente os estoques de seringas, agulhas, equipamentos de proteção individual (EPIs), câmaras frias, entre outros, para operacionalizar a vacinação. Além de toda a burocracia envolvida em processos licitatórios (logística inbound), não se organizou a cadeia de suprimentos, que envolve transportadores, atacadistas e intermediários com know how na distribuição de materiais farmacêuticos e hospitalares que precisam seguir rigorosos protocolos definidos pela Anvisa”, enumera a administradora.

Filas, falhas de comunicação e outros problemas

Muitos estados registraram problemas básicos como enormes filas e desencontros de informações. Imprevistos do tipo podem acontecer mesmo quando há um bom planejamento. Contudo, o gerenciamento inadequado da logística implicará em uma maior ocorrência de problemas nos postos de vacinação.

“A operacionalização na aplicação das vacinas é uma atividade do processo produtivo de prestação de serviço, que precisa ser planejado junto com a logística. Não tem como prestar o serviço de vacinação sem os materiais necessários. Para sanar esse problema é preciso contratar profissionais de Administração com expertise para esse tipo de ação”, comenta Marli.

De acordo com a professora, as filas nos pontos de aplicação das vacinas são a ponta do iceberg dos diferentes problemas gerenciais que não estão sendo bem administrados. “Estamos diante de uma oferta de serviço em massa, na qual existe escassez de diferentes produtos e não se pode operar de forma improvisada, do tipo ‘o que vamos fazer amanhã?’”, diz.

Para contornar o problema, o recomendado é que cada município faça um levantamento da demanda, verifique o local de estocagem e transporte de insumos e realize um cadastramento das pessoas que serão vacinadas, além de identificar a capacidade da mão de obra que será necessária para executar o processo. Marli aponta que, a partir disso, é possível agendar o dia e o horário no qual o indivíduo receberá a vacina, organizando a questão de tempo e lugar para uma oferta de vacinação mais confortável e com pouca incidência de filas.

Para a Admª Marli, o principal erro do processo relacionado à vacinação contra Covid-19 no Brasil é a falta de planejamento agregado.

Com relação a comunicação, o ponto chave é restringir as fake news. “Isso pode gerar um receio contra a vacina e a aglomeração de pessoas em locais inadequados. Para minimizar o problema, é importante reafirmar a importância das campanhas oficiais de vacinação com informações corretas aplicadas nos diferentes veículos de divulgação”, conta.

Próximas fases – como não cometer os mesmos erros

Como o planejamento não foi desenvolvido de forma adequada, a saída é identificar os gargalos para definir a melhor estratégia para operacionalizar a aplicação das vacinas. O país conhece a demanda e tem informações sobre a idade da população e sua localização. Entretanto, a oferta do imunizante é irregular e incerta.

“Não é possível vacinar uma parte da população, por exemplo, com a necessidade de uma segunda dose, que tem período certo, na qual não se sabe se novas doses chegarão a tempo dessa aplicação. Isso reforça a importância dos administradores especializados na área de saúde para organizar tudo isso”, ressalta Marli.

Outro detalhe importante do processo de vacinação e que houve muitas falhas nessa fase inicial é a forma de controle das doses de vacina ministradas. A administradora orienta sobre a importância de os municípios disponibilizarem em seus portais, de forma transparente, a listagem de todas as pessoas que estão sendo vacinadas.

“Essa estratégia poderia diminuir o problema das pessoas que estão furando a fila do plano de vacinação e uma maior efetividade no atendimento ao público prioritário”, afirma, reforçando que as falhas só podem ser minimizadas com um bom planejamento agregado e operacional, bem como com a aplicação de estratégias logísticas que considerem todas as particularidades e dificuldades envolvidas na vacinação. “Essas atividades administrativas bem desenvolvidas é que permitirão aos centros de vacinação, na etapa final de todo esse processo, fazer o seu trabalho de forma organizada e efetiva”, recomenda Marli.

 

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.