You are currently viewing Três em cada dez microempreendedores fecham as portas em até 5 anos no país

Três em cada dez microempreendedores fecham as portas em até 5 anos no país

Um dos motivos da causa de falência nas empresas é a falta de planejamento e gerenciamento adequado em médio e longo prazo 

Ao longo dos últimos anos, o percentual de empresas que fecham as portas ainda no início da carreira – é preocupante. Para se ter uma ideia, três em cada 10 pessoas que abrem o próprio negócio, encerram as atividades do primeiro ao quinto ano de vida empresarial, é o que revela a pesquisa “Sobrevivência de Empresas”, divulgada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O resultado do levantamento demonstra que 29% Microempreendedores Individuais, 21,6% Microempresas  e 17% Empresas de Pequeno Porte – estão no ranking da taxa de mortalidade institucional.

Entre os principais motivos para o encerramento das atividades institucionais – estão a falta de planejamento, capacitação, gestão dos negócios e burocracia. O que também chama atenção no estudo, são as médias por estados – que revelam o protagonismo da taxa de mortalidade pelo Brasil.

Minas Gerais é o estado com a maior taxa de mortalidade com um percentual de 30%. Distrito Federal, Rondônia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina apresentaram uma taxa de mortalidade de 29%. Amazonas e Piauí foram os que apresentaram as menores taxas de mortalidade (22%), seguidos por Amapá, Maranhão e Rio de Janeiro (23%).

Empreender significa ter riscos, mas não se trata de uma roleta-russa como acontece com a falta de gerenciamento e administração. Para auxiliar o setor e aqueles que estão iniciando no negócio, o Conselho Federal de Administração (CFA) resolveu intensificar o diálogo, debater acerca do assunto e realizar a Semana Temática de Empreendedorismo”, que vai  acontecer entre os dias 28 a 30 de setembro de forma gratuita e on-line no canal do youtube do CFA, o CFAPlay.

Confira algumas palestras:

Por que o modelo atual das startups não irá sobreviver aos próximos 10 anos?”, com o co-fundador do PicPay, empreendedor e investidor, Diogo Roberte. A palestra será às 16h05, do dia 29/09.

Protagonismo, empreendedorismo e comportamento”, com o  vice-presidente de finanças e estratégia do iFood, Diego Barreto. A palestra será às 16h05, do dia 30/09.

Case de sucesso internacional: Conecta Barcelona – inovação e estratégia”, com a  mestre em marketing e doutoranda em internacionalização , Patrícia Amaral. A palestra será às 19h05, do dia 30/09.

 

Não perca tempo e acesse agora mesmo o site do evento virtual. Lá você poderá acessar informações sobre as palestras, certificados, inscrições e muito mais. (Clique aqui)

A virada de chave para o sucesso começa aqui e agora!

Paulo Melo
Assessoria de Comunicação CFA

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.