You are currently viewing Você se considera um profissional ético?

Você se considera um profissional ético?

Profissionais em administração devem estar atentos ao novo código de ética que entrou em vigor neste mês de maio.
Você se considera um profissional ético?

O código de ética é um documento que busca expor os princípios e a missão de uma determinada profissão ou empresa. O conteúdo é pensado para atender às necessidades que aquela categoria serve e representa. Desde maio os profissionais em administração passam a contar com um novo Código de Ética, que foi aprovado pelo Conselho Federal de Administração (CFA) em março deste ano e que abrange os profissionais de todo o território nacional.

De acordo com o vice-presidente do Conselho Regional de Administração, Elion Sarmento, o código de ética é um instrumento que ajuda a orientar o profissional, em todas as suas áreas, para um exercício da profissão em que se pense as atitudes para com a sociedade e com os próprios profissionais. Para o profissional em administração, em especial, Elion orienta uma maior atenção ao capítulo das regras fundamentais. “O profissional de administração, atuando como empregado, servidor público ou profissional liberal não pode, por exemplo, abrir mão de sua dignidade, aceitando trabalhos que, às vezes, possam ferir esse princípio”, reforçou.

Segundo Elion, os profissionais ainda têm que se atentar quanto às punições para os casos em que há um exercício ilegal da profissão, ou em que o profissional tenha agido em desacordo com o novo código de ética, já que os profissionais que reincidirem em infração poderão perder o registro profissional. “A medida visa, principalmente, inibir a reincidência nas infrações, não permitindo que esse profissional continue agindo de uma forma que pode ser lesiva para o cliente, o empregador ou até mesmo a sociedade”, esclareceu.

 

As vantagens em ser um profissional registrado

Ter um registro profissional junto ao CRA-TO proporciona ao bacharel o exercício legal da profissão de Administrador, valorização profissional e resguardo pelo Código de Ética Profissional do Administrador.

 

Além disso, o CRA-TO oferece uma série de benefícios aos registrados. Para saber como se registrar acesse http://www.crato.org.br/institucional/pessoa-fisica/registro-principal

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.