You are currently viewing Palestra internacional e entrega de carteira profissional são os destaques

Palestra internacional e entrega de carteira profissional são os destaques

A sexta-feira, 18, começou movimentada no hotel Tenondé, em São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul. O local é palco do  “Inspirando Mulheres Empreendedoras”, evento que reúne presencialmente centenas de mulheres e conta com apoio da Comissão ADM Mulher do Conselho Federal de Administração (CFA). Aquelas que não puderam ir ao encontro estão acompanhando toda a programação pelo CFAPlay, que mais uma vez faz a cobertura, ao vivo, de todo o evento.

Com uma programação variada, as participantes têm a oportunidade de conhecer histórias de empreendedoras de sucesso, debatem o papel da mulher na sociedade e conferem palestras sobre os mais diversos assuntos na área de negócios e gestão. Além disso, há momentos culturais e gastronômicos, onde elas reforçam networking e trocam experiências.

Um dos momentos mais marcantes do evento foi a entrega da carteira profissional para as novas administradoras Lidiane Xavier da Silva e Bruna Torres. Elas se registraram no Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS) e passam a compor o time de profissionais de Administração aptos legalmente a exercer a profissão. “É uma entrega simbólica para dizer a elas que, a partir de agora, elas são administradoras de verdade. Parabéns e que tenham muito sucesso profissional”, disse Claudia.

Finanças em dia

Saber lidar com dinheiro é um grande desafio para muitas pessoas. Na hora de empreender, então, o assunto ganha uma proporção ainda maior. Por isso, o  “Inspirando Mulheres Empreendedoras” trouxe uma palestra com a gerente geral do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Letícia Stringuini.

Ela falou que boa parte das pessoas são levadas a consumir por impulso e, por isso, acabam com as contas descontroladas. Letícia também deu dicas de investimentos, como funciona o mercado financeiro e da importância de fazer uma reserva financeira. “Faça isso por você. Dinheiro é finito! Por isso que a gente fala da importância da educação financeira”, avisou.

Mulheres na gestão pública

A conselheira federal do CFA, Jociara Correia, e a produtora cultural, Ana Fagundes, conversaram com as mulheres sobre “Administração Pública – um direito e um dever de todas as mulheres”. Na oportunidade, elas ressaltaram a importância de fomentar a participação feminina nos espaços públicos.

Jociara destacou que a disparidade entre homens e mulheres no poder público ainda é alta. “Nós podemos mudar essa perspectiva a longo prazo”, motivou a administradora. Ana, por sua vez, compartilhou sua experiência no programa RS Criativo, iniciativa da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul que já capacitou mais de oito mil pessoas em todo o estado. O programa incorpora a economia criativa como instrumento de desenvolvimento socioeconômico de maneira transversal e com a participação da sociedade civil.

Internacionalizar as marcas

“Como impactar o mercado Internacional com produtos de alto padrão” foi o tema da palestra proferida pela portuguesa mestre em Gestão do Luxo, da Moda e da Arte pela Universidade Sorbonne, em Paris, Mônica Seabra Mendes. De acordo com ela, luxo não tem a ver com produtos e serviços de alto custo. “Luxo é uma necessidade de todos os seres humanos, não apenas dos ricos. Todos nós, seres humanos, temos essa necessidade de ir para o extraordinário, de sair do normal, de apreciar a beleza”, defendeu.

Ela explicou que o luxo tem a ver com propósito, em oferecer algo diferente e exclusivo. Nesse caso, a marca tem que focar em oferecer para o consumidor não apenas a exclusividade, mas também um produto que ofereça experiências marcantes e esteja alinhado aos seus valores e escolhas. “Para entrar nesse mercado, é preciso fazer parceria com marcas de luxo que tenham o mesmo público, procurar curadorias e embaixadores para a marca e também pensar em trabalhar a marca no país de origem”, ensinou.

Encontro das Profissionais de Administração – CRA-RS Mulher

Durante o “Inspirando Mulheres Empreendedoras”, o CRA-RS realizou o Encontro das Profissionais de Administração. O momento foi protagonizado pela comissão CRA-RS Mulher. A administradora Mônica Schneider foi convidada para palestrar e, na ocasião, ela compartilhou sua história pessoal e profissional.

“Nós temos o coração maior que a razão. Nós dominamos a Administração. Ninguém pode nos parar”, disse Mônica. Ela comentou, ainda, que se aproximou do CRA-RS por meio de uma ação promovida pelo regional. “Até então eu era uma administradora sozinha e foi a partir daí que muita coisa começou a mudar para mim, mudou minha percepção sobre as MPEs”, contou.

O painel também teve a participação de outras profissionais. “Empreender é realizar sonhos, é gerar riquezas”, compartilhou a administradora Odete. Ela falou da sua trajetória como empreendedora. Em seguida, a coordenadora e professora do curso de Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul, Ione Sardão, trouxe sua experiência na área acadêmica.

A era da conexão e o marketing digital

A jornalista e coach Mariana Sasso apresentou uma palestra empolgante. Ela prometeu que iria ensinar a plateia a “rebolar fora da caixa”, mas antes disso compartilhou sua história de vida e do caminho que percorreu até chegar onde está. Muito jovem ela virou apresentadora em uma emissora de televisão. Contudo, ela foi demitida anos mais tarde e precisou se reinventar.

Em um novo cenário, ela tornou-se palestrante e coach. Em meio a pandemia, ela começou um curso de oratória digital. “É preciso vencer o medo e a timidez para falar em público”, ensina. No meio da palestra, ela deu dicas para as participantes se posicionarem nas redes sociais.

Muito mais

As mulheres também viveram experiências culturais e também participaram de uma visita guiada ao Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.