Você Administrador e Tecnólogo, pode se sentir em casa no Conselho Regional de Administração (CRA-TO).

Localizada na 602 Norte Av. Teotonio Segurado Cj 01 Lt 06 , a sede tem um ambiente de trabalho apropriado à importância da instituição e da profissão. Além do que, é a referência da profissão, em nível Regional.

Profissional e Estudante de Administração. A Casa é sua.

Valores do CRA

Ética, Competência, Inovação, Valorização da Profissão e Participação

Missão

Habilitar, orientar, fiscalizar e valorizar os profissionais e as empresas, promovendo o exercício legal da profissão, disseminando a ciência da Administração nas organizações e para a sociedade tocantinense.

Visão

Ser uma entidade de classe reconhecida pela sociedade tocantinense, como referência na prestação de serviço aos profissionais e organizações de administração, por meio da gestão inovadora e empreendedora até 2030.

Política de Qualidade

“O CRA-TO, orientado pelos seus valores, se compromete a disseminar a ciência da administração e promover a valorização do exercício legal da profissional na sociedade tocantinense, por meio da melhoria contínua dos seus processos e do atendimento dos requisitos das partes interessadas .”

Filosofia

Para o cumprimento de sua missão, o sistema CFA/CRAs acredita, respeita e aceita como orientadores os seguintes princípios:

1. Sociedade e Cidadania

A defesa da sociedade deve ser feita em total comprometimento com a cidadania e com irrestrito cumprimento à legislação.

2. Macroambiente

As ações, atitudes e comportamentos devem guardar respeito ao ser humano, à sociedade e ao ambiente.

3. Conhecimento

A valorização do conhecimento deve ser considerada como fundamental para a profissão, assim como o compromisso com o avanço tecnológico e com as mudanças que a atualização requer devem ser buscadas continuamente.

4. Profissão

A atuação profissional do Administrador deve ser realizada com independência, mas guardando o respeito e buscando integração com as outras profissões.

5. Participação

A participação e o comprometimento dos Administradores são fatores que valorizam a profissão, e devem ser continuamente estimulados.

 

O Conselho Regional de Administração (CRA) tem como principais finalidades propugnar por uma adequada compreensão dos problemas administrativos e sua racional solução, orientar e disciplinar o exercício da profissão, dirimir dúvidas suscitadas nos Conselhos Regionais e Federal, julgar, os recursos de penalidades impostas pelo Conselho Regional de Administração (CRA), além de zelar pelo profissional de Administração, e promover estudos e campanhas em prol da racionalização administrativa do País.

O CRA é um órgão normativo, consultivo, orientador e disciplinador do exercício da profissão, sediado em cada região do país, responsável por controlar e fiscalizar as atividades financeiras e administrativas. Este, parte do Sistema CFA/CRAs, que tem como missão Promover a Ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país, é integrado pelo CFA e pelos 27 Conselhos Regionais de Administração, sediados em todos os Estados da Federação e no Distrito Federal.

Cada CRA tem por finalidade dar execução às diretrizes formuladas pelo Conselho Federal, fiscalizar, na área da respectiva jurisdição, o exercício da profissão; organizar e manter o registro do profissional de Administração; julgar as infrações e impor as penalidades referidas na Lei n° 4.769/65, expedir as Carteiras Profissionais, além de elaborar o seu Regimento para exame e aprovação pelo CFA.

O CFA se reveste de Tribunal Superior de Ética dos Administradores, para julgar processos éticos em 2ª instância. Em sua estrutura organizacional possui Plenário, Câmaras, Diretoria, Comissões e Assembleia de Presidentes de CRAs. Assim como cada CRA possui o seu plenário específico.

Diretoria CRA-TO

Presidente: Adm. Anderson Luiz Justino Martins

Vice – Presidente: Admª. Evaleda Linhares Nunes do Vale

Diretor Administrativo Financeiro: Adm. Aurivan de Castro 

Diretor de Fiscalização: Adm. Silvan Marcos Portilho

Diretor de Registro: Adm. Marcelo Gris 

Diretor de Desenvolvimento Profissional e Institucional: Adm. Henrique Lazaro Lopes Cardoso 

Conselheiro Federal Efetivo: Francisco Almeida Costa (2023 a 2026)

Conselheiro Federal Suplente: Elion Sarmento Silva (2023 a 2026)

Os cargos de Conselheiros Regionais Efetivos serão preenchidos e exercidos na forma prevista pela legislação vigente.

Os Administradores eleitos Conselheiros Regionais Efetivos serão empossados pelo Presidente do CRA-TO em reunião plenária a ser realizada até 31 de janeiro do ano subseqüente à eleição.

CONSELHEIROS REGIONAIS CRA-TO

EFETIVOSSUPLENTES MANDATO
Anderson Luiz Justino Martins  2021/2024
Flavio Terence Barreira de SousaMadson Teles de Souza2021/2024
Martha Helena Rodrigues de SouzaAlan Barros Bitar 2021/2024
Evaleda Linhares Nunes do ValeMarco Antônio Monteiro2023/2026
Rogério Ramos de Souza Agnaldo Quintino da Silva 2023/2026
Henrique Lazaro Lopes CardosoThiago de Castro Formiga Junior2023/2026
Aurivan de CastroAntônio Jorge Milhomens de Abreu2023/2026
Marcelo Gris Kleber Rodovalho de Souza2023/2026
Silvan Marcos PortilhoVera Lúcia Teodoro Braga 2023/2026
Francisco Almeida Costa Elion Sarmento Silva2023/2026

Áreas administrativas internas:

Gerência Administrativa – Adm. Laricy Aires Capistrano

Fiscal – Adm. Maurício Gonzaga Peres

Coordenadora Administrativa – Márcia Betânia Alves Pereira

Institucional – Adm. Leize Souza Leite

Analista Administrativa – Leirinalva Cruz Rodrigues

Analista Administrativa – Renata Cristina Ribeiro

Assistente Administrativa – Lana Milena

Assistente Administrativo – Antônio Júnior Menezes Ferreira

Assistente Administrativo – Hitler Pacheco Machado

Assistente Administrativa   Irene Paraguay

Assistente Administrativa – Raioneide Maria Nascimento da Silva

Assessor Jurídico – Ribas e Miranda Advogados Associados – Murilo Miranda e Sarah Ercolin

Assessora Contábil – Diniz Contabilidade – Ana Paula Figueiredo Guimarães

Assessora de Tecnologia da Informação- MC Solution – João Marcus Cavalcante

Serviços Gerais – Grupo Judá – Silvani Nascimento

Comissão Permanente de Tomada de Contas: 
Adm. Flavio Terence Barreira de Sousa – Coordenador
Admª. Martha Helena Rodrigues de Souza – Secretária 
Adm. Rogério Ramos de Souza – Membro
Comissão Permanente de Licitação:
Adm. Henrique Lazaro Lopes Cardoso – Coordenador 
Adm. Silvan Marcos Portilho – Secretário
Adm. Thiago de Castro Formiga Junior
Admª. Vera Lúcia Teodoro Braga – Membro
Comissão Permanente de Eleitoral:
Adm. Silvan Marcos Portilho – Coordenador 
Adm. Henrique Lazaro Lopes Cardoso – Secretário
Adm. Kleber Rodovalho de Souza – Membro 

 

Adm. Renato Jayme da Silva
Gestão 2007 a 2010

 

 

 

 

 

 

 

Adm. Elion Sarmento Silva
Janeiro Junho/2012 a Setembro 2012

 

 

 

 

 

 

Adm. Rogério Ramos de Souza
Gestão 2011 a 2014

 

 

 

 

 

 

 

Adm. Iranilson Ferreira Mota
Agosto 2014 a Outubro 2014

 

 

 

 

 

 

Adm. Eugênio Pacceli de Freitas Coêlho
Gestão 2015 a 2018

 

 

 

 

 

 

 

Adm. Francisco Costa

Gestão 2019 a 2020

 

 

 

 

 

 

 

Adm. Iranilson Ferreira Mota

Gestão 2021 a 2022

 

 

 

 

 

 

 

Admª. Martha Helena R. De Souza

Janeiro 2022 a Abril 2022

 

 

 

 

 

 

O Plenário do CRA, composto por Conselheiros Regionais Efetivos e seus respectivos Suplentes, eleitos diretamente pelos Administradores e Tecnólogos. A duração do mandato de cada Conselheiro é de 4 anos, permitida uma reeleição. A renovação do Plenário é de 1/3 e 2/3, alternadamente, a cada biênio.

O CRA adota o modelo de gestão por áreas administrativas, cada qual com suas competências estabelecidas no Regimento Interno. O CRA pode dispor ainda de outros órgãos, como Diretorias Executivas e para atividades específicas podem ser constituídas Comissões Permanentes, cujos integrantes são eleitos pelo Plenário, dentre os Conselheiros Efetivos para exercerem suas atividades.

A Assembleia de Presidentes dos CRAs é um importante órgão que auxilia o processo de tomada de decisão do CFA. Órgão consultivo, composto pelos Presidentes de todos os Regionais, a Assembleia é o termômetro dos profissionais de Administração para com o Sistema.

A direção do CRA é feita pelo regime presidencialista e ao Presidente do CRA incumbe, principalmente, dirigir e presidir as reuniões do Plenário e representar o CRA em juízo ou fora dele, requisitar às autoridades competentes, até mesmo as de segurança pública, quando necessário, os recursos indispensáveis ao cumprimento de dispositivos legais que regem o exercício da profissão de Administrador, tomar providências de ordem administrativa necessárias ao rápido andamento dos processos no Conselho, participar na Assembleia de Presidentes a prestação de contas com relatórios de gestão do exercício anterior, dentre outras funções.

O Sistema CFA/CRAs consciente de suas responsabilidades atua com enfoque na sua missão primordial de valorizar o profissional e a Ciência da Administração. Regulamentado como Autarquia Federal pela Lei 4.769 de 9 de setembro de 1965, sua atuação no Brasil consolidou-se como Instituição, ampliando gradativamente sua participação na discussão de grandes temas nacionais, melhorando permanentemente sua capacidade administrativa e aproximando-se cada vez mais do profissional.

A Ouvidoria é um dos canais de comunicação que o CRA oferece aos registrados e à sociedade.

Seu objetivo principal é contribuir para a melhoria da qualidade de atendimento e prestação de serviços, e na defesa dos profissionais e empresas que atuam na área da Administração.

Sua participação é muito importante para nós. Para agendar seu atendimento na sede do CRA, ou para Informação, Solicitação, Sugestão, Reclamação e Denúncia, por favor entrar em contato no link abaixo:

OUVIDORIA