You are currently viewing A importância dos conselhos profissionais é tema de seminário

A importância dos conselhos profissionais é tema de seminário

O auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados sediou, na manhã desta quinta-feira, 28, o Seminário Nacional da Frente Parlamentar de apoio aos Conselhos Profissionais: O Compromisso dos Conselhos Profissionais com a Sociedade Brasileira. O evento foi promovido pela Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos Profissionais com o intuito de debater a importância do papel dos Conselhos Profissionais na sociedade brasileira e levantar os principais temas e atuais desafios para a regulamentação das profissões no Brasil.

O presidente do Conselho Federal de Administração (CFA) e coordenador do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas, Adm. Mauro Kreuz, foi representado pelo secretário-executivo do Fórum, Jenner de Moraes. Na oportunidade, ele foi convidado para compor a primeira mesa do evento cujo tema foi “O Compromisso dos Conselhos e Ordens Profissionais com a Sociedade Brasileira”.

“O Fórum antecede, e muito, todos nós aqui. A primeira vez que participei de uma reunião do Conselhão foi há 35 anos. Desde então, temos travado lutas importantes para defender as profissões regulamentadas e os conselhos profissionais.”, disse Jenner.

Ele lembrou, ainda, fatos que aconteceram ao longo dos anos e comentou que, ainda hoje, as pessoas querem saber a importância dos conselhos para a sociedade. Segundo Jenner, vez ou outra aparece alguém questionando a necessidade desta ou daquela profissão. Em seguida, ele mostrou um documento que o Fórum criou em 2003 e que elenca vários compromissos que, desde então, o Conselhão tem trabalhado.

O  deputado Rogério Correia, que é presidente da Frente Parlamentar de apoio aos Conselhos Profissionais, agradeceu a presença do público e comentou que a Frente teve um papel importante para barrar a Proposta de Emenda à Constituição nº 108/2019 – que dispõe sobre a natureza das 32 profissões regulamentadas no país.

“Foi uma vitória excepcional a retirada desta PEC da pauta. E isso é fruto da união dos conselhos. Existe outra PEC, a 32. Mas, na pandemia, outros projetos foram criados a fim de atacar os conselhos. Porém, enquanto houver ameaças, vamos resistir”, declarou o parlamentar.

A mesa também teve a presença do vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marcelo Ramos; do conselheiro do Conselho nacional de Justiça, Marcos Vinícius Jardim Rodrigues; da presidente do Conselho Federal de Psicologia, Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega; do presidente do Conselho Regional de Química do Rio de Janeiro, Rafael Almada; e da deputada estadual de  Minas Gerais, Ana Paula Siqueira.

A programação do evento contemplou, ainda, mais uma mesa, que discutiu “Os desafios dos Conselhos e Ordens Profissionais e suas propostas para a administração pública”. Para conferir o Seminário na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=5i2RTAIfBvk.

 

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.