You are currently viewing Acordo do CFA com o MTE vai proteger a sociedade dos maus profissionais

Acordo do CFA com o MTE vai proteger a sociedade dos maus profissionais

O presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Leonardo Macedo, esteve no Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP). Durante a recente visita, ele deu detalhes do acordo de cooperação técnica que o CFA firmou com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A parceria, oficializada no dia 20 de abril, vai fortalecer ainda mais a fiscalização do Sistema CFA/CRAs. Por meio dela, os Regionais de todo o Brasil terão acesso às informações dos profissionais que estão trabalhando em um cargo cuja Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) é da área da Administração.

Segundo Leonardo, essa parceria é uma conquista sem precedentes e terá um impacto significativo no objetivo principal do Sistema CFA/CRAs, que é a fiscalização.

“Nunca houve acesso a dados precisos sobre os profissionais registrados no mercado. Agora, vamos saber quem está regular e quem são os leigos ocupando irregularmente o espaço de um profissional de Administração”, disse.

O presidente do CRA-SP, Adm. Alberto Whitaker, enfatiza que a recente conquista do CFA está em sintonia com os diversos projetos assumidos pelo CRA-SP sob sua gestão. De acordo com Whitaker, a fiscalização é fundamental para valorizar a Administração e proteger a sociedade de profissionais que não possuem a habilitação adequada para atuar na área.

“Trabalhamos para garantir que os profissionais de Administração tenham acesso a cada vez mais conhecimento, seja por meio de parcerias, conteúdos específicos ou eventos”, afirmou.

 

Acordo é fruto de muita articulação

Leonardo Macedo fez questão de lembrar que o acordo celebrado com o MTE foi planejado e iniciado durante a gestão do ex-presidente do CFA, Adm. Mauro Kreuz. Na época, Macedo descobriu que o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) tinha uma parceria semelhante com o ministério.

Em 2021, durante reunião com Kreuz, Leonardo falou da parceria e sugeriu um acordo semelhante. Depois de assumir a presidência do CFA, no início deste ano, Leonardo continuou o trabalho e se reuniu com o ministro da Previdência, Carlos Lupi para discutir o assunto. Lupi o direcionou para onde o acordo de cooperação seria encaminhado, e ele finalmente se encontrou com o ministro Luiz Marinho para finalizar a parceria.

Saiba mais

O acordo entre o CFA e o MTE terá validade de três anos, mas poderá ser prorrogável por interesse das partes. Por meio do acordo, o CFA passará a ter acesso às informações da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que são disponibilizadas pelo MTE.

Segundo Leonardo, a criação do ambiente para consulta das informações e o devido treinamento para as equipes responsáveis pelo acesso acontecerão em breve. Ele reforça que o CFA irá atuar de forma proativa com os regionais, tirando dúvidas e oferecendo a ajuda necessária para que os dados sejam utilizados da melhor forma possível. Macedo lembrou, ainda, que a fiscalização é algo positivo para toda a classe.

“Ao fiscalizar, nós estamos garantindo as prerrogativas da nossa profissão e inserindo os nossos profissionais no mercado de trabalho, gerando maior demanda para os administradores e mais cursos de formação”, defendeu.

 

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA

Com informações do CRA-SP

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.