You are currently viewing Bate papo foi voltado aos profissionais que atuam na gestão pública no âmbito dos CRAs

Bate papo foi voltado aos profissionais que atuam na gestão pública no âmbito dos CRAs

O 2º Encontro da Rede de Gestão Pública do Sistema CFA/CRAs foi realizado na última quinta-feira, 27, de forma virtual e reuniu representantes de 12 regionais. Ao todo, foram 23 participantes que debateram as ações e projetos dos CRAs referentes à Gestão Pública.

O diretor da Câmara de Gestão Pública (CGP) do CFA, Fábio Mendes Macêdo, fez as apresentações iniciais e deu as boas vindas a todos. O intuito do encontro foi trocar experiências e dar ciência dos trabalhos que vêm sendo executados aos demais integrantes do Sistema.

Um ponto em comum aos diversos CRAs foi o anúncio de trabalhos de disseminação nos estados do Índice CFA de Governança Municipal, o IGM-CFA, como uma ferramenta com alto potencial para a gestão dos municípios.

 

Regionais

Entre as ações trazidas para o encontro estavam a parceria com a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e um possível futuro acordo com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional da Paraíba.

O CRA-PB mencionou uma live com o  relator da nova Lei de Licitações, o senador Antonio Anastasia (PSD-MG), que tratou também da Lei da Publicidade Curricular – que consiste em dar transparência aos currículos ou Lats dos ocupantes de cargos comissionados-; da construção de uma Rede de Conselhos de Classe, “Conselhão”; e da articulação junto aos parlamentares paraibanos com relação às legislações de interesse da classe dos Administradores.

O Fórum de Gestão Pública, Fogesp, edição 2021 também estava na pauta. Entre os números que representam o sucesso do evento há o registro de mais de mil inscritos e nove países participantes.

O CRA-MG também trouxe a realização de uma pesquisa dos cargos eletivos que levantou a real formação e registros dos ocupantes desses cargos. O estudo foi encaminhado para a Fiscalização para que sejam tomadas as devidas providências.

Durante o encontro, Fábio Macêdo ressaltou a importância dos acordos interinstitucionais para o alcance dos objetivos traçados pelo Sistema CFA/CRAs. Entre as parcerias citadas, estavam ainda a da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

No âmbito dos Projetos de Lei que envolvem os profissionais de Administração, pode-se citar o PL sobre dispute board, que coloca o administrador como agente central das câmaras de mediação e arbitragem e o PL para a valorização do profissional de Administração.

Os participantes falaram também da realização do Encontro Brasileiro de Administração (Enbra), previsto para ser realizado em outubro deste ano. Antes de o encontro ser encerrado, o administrador Marcos Frederick, responsável pela elaboração da Agenda de Gestão Municipal, falou sobre a obra e relatou algumas parcerias para divulgação do material.

Assessoria de Comunicação CFA

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.