You are currently viewing Carta de Brasília traz nova força a profissionais registrados

Carta de Brasília traz nova força a profissionais registrados

Os compromissos, valores e metas assumidos pelo Fórum dos Conselhos Federais das Profissões Regulamentadas foram renovados por meio da Carta de Brasília, aprovada em Reunião Ordinária. O documento descreve o pensamento comum das entidades em defesa do desenvolvimento sustentável, social e econômico do país.

Composto por membros com alta qualificação dentre representantes de cada área profissional, o Fórum avaliou o contexto atual e observou a necessária adequação da declaração anterior, a “Carta de Canela”, de 2003. O objetivo é reforçar essa rede colaborativa em prol da defesa profissional e, por consequência, garantir a proteção a direitos fundamentais do cidadão.

Nesse intuito, a Carta de Brasília reafirma o respeito à Constituição Federal e seus preceitos de ética, cidadania e dignidade da pessoa humana.  Também prevê a constante aproximação com a população e com os profissionais a quem representa.

Tendo o atendimento às necessidades da sociedade entre os princípios do Fórum, faz-se necessário priorizar que serviços sejam prestados de modo especializado. Condição que evidencia a preocupação com a segurança e a qualidade dos profissionais, bem como com a qualificação técnica fiscalizada – valores da Carta.

O cumprimento dos ideais previstos na Carta de Brasília depende da organização e fiscalização de cada atividade profissional. Em cooperação, os Conselhos se comprometem a prestar orientações aos profissionais e se dispõem a ouvir a sociedade, a fim de conscientizar a todos da essencialidade de se obter serviços realizados e fornecidos com segurança.

Você pode acessar www.cfa.org.br/carta-de-brasilia/ e conferir, na íntegra, a versão digital da Carta de Brasília com os compromissos assumidos pelo Fórum dos Conselhos Federais das Profissões Regulamentadas.

Patrícia Portales
Assessoria de Comunicação do CFA.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.