You are currently viewing CFA lança publicação digital das Diretrizes Curriculares Comentadas

CFA lança publicação digital das Diretrizes Curriculares Comentadas

O Conselho Federal de Administração atingiu mais um significativo marco em prol dos profissionais de administração de todo o país. Nesta quinta-feira (09/06) foi lançada a publicação digital “Diretrizes Curriculares Comentadas”.

O material está disponível para consulta no site do CFA e também será enviado para gestores de IES e coordenadores dos cursos de Administração de todo o Brasil. O material traz um rico esclarecimento de diversos pontos das novas Diretrizes Curriculares.

A publicação apresenta ao público pontos fundamentais de discussão, como o novo marco legal do curso de graduação em Administração, o perfil e as competências esperados do egresso, metodologia de ensino, cases de sucesso e interação com o mercado de trabalho.

Para Cláudia Stadtlober, diretora da Câmara de Formação Profissional do CFA, esse será um importante subsídio para os colegas de profissão no processo de inspirar os estudantes no desenvolvimento curricular.

“Ele tem, principalmente, o propósito de auxiliar os coordenadores de cursos, o docente, o núcleo docente estruturante a poder fazer a revisão dos seus projetos políticos pedagógicos dos cursos de Administração. Então, o maior objetivo é poder auxiliar nessa construção, poder apontar alguns caminhos, desmistificar um pouco o que são as práticas profissionais supervisionadas para as pessoas poderem pensar em outras propostas”.

Mauro Leonidas, vice-diretor da Câmara de Formação Profissional do CFA, destaca que a publicação das “Diretrizes Curriculares Comentadas” é uma grande conquista e que a implementação do conteúdo pode revolucionar o mercado de trabalho.

“Importante dizer que as diretrizes curriculares são ferramentas estratégicas para o desenvolvimento das competências e habilidades do curso. Destacamos como relevantes a formação por competência e a prática profissional que possibilita a relação com o mundo do trabalho aliando a teoria e a prática, e para isso, o projeto pedagógico deve estar em total sintonia com o mercado de trabalho”.

DCNs

As novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) estão no  Parecer CNE/CES nº 438/2020. O documento foi homologado pelo Ministério da Educação e publicado no Diário Oficial da União no dia 13 de outubro de 2021.

As instituições de Ensino Superior (IES) vão ter três anos para se adaptar às novas regras, a contar da publicação da DCN. Para promover e conscientizar a população sobre a importância do tema, foram realizadas pelo CFA palestras e lives com o tema.

Mauro Kreuz, presidente do Conselho Federal de Administração, diz que esse novo marco vem para revolucionar o ensino da Administração no país.

“São diretrizes que vêm ao encontro do mundo do trabalho, focadas fortemente em desenvolver sólidas competências em Administração e rever, de forma radical, essa lógica pedagógica ultrapassada que ainda ancoram os cursos de Administração, pelo menos em sua grande maioria”.

Rodrigo Miranda
Assessoria de Comunicação CFA

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.