You are currently viewing CFAPlay traz reportagem especial sobre gestão no turismo

CFAPlay traz reportagem especial sobre gestão no turismo

O Conselho Federal de Administração vai lançar no Dia Nacional do Turismo (08/05) uma nova reportagem do ADM em Pauta. A primeira publicação da editoria no CFAPlay em 2022 vai mostrar como o setor do turismo no país foi impactado pela pandemia da Covid-19 e como as técnicas de administração utilizadas por gestores ajudaram a superar esse momento.

A reportagem foi inspirada no artigo “Covid-19 e ecoturismo – Lições aprendidas em destinos turísticos do centro-oeste brasileiro” do doutor em Administração, Renato Calhau Codá. A publicação foi a vencedora do Prêmio Belmiro Siqueira de Administração, na modalidade “Artigo Acadêmico”.

Renato destacou que o recorte feito para o centro-oeste poderia ser aplicado em todo o país já que o setor do turismo foi um dos mais impactados com a crise econômica causada pela pandemia. Ele destacou a importância dos gestores investirem em técnicas de administração para aumentar o planejamento, profissionalizar a gestão e investir em marketing e comunicação.

“O campo, ele é muito vasto, o terreno está muito frutífero hoje para quem realmente quer ser inovador e quer fazer a sua gestão de uma maneira diferente. Com planejamento, você consegue ter uma estrutura. Com estrutura, você consegue fazer o seu negócio prosperar. Esse eu acho que é o grande ensinamento”.

Na reportagem do ADM em Pauta também foi ouvida a gerente de um hotel de Brasília, Adriana Pinto. Ela falou sobre como foi enfrentar a crise, ter de fechar as portas por causa das medidas sanitárias, e a volta por cima com criatividade e planejamento.

“O que eu fiz como administradora foi administrar custos. Um ajudar o outro, um fortalecer o outro para que todos sobrevivam”.

Quem também contribuiu com a reportagem foi Henrique Severien, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do DF

“Nós fomos apanhados de surpresa. Ninguém acreditava que o impacto seria tão profundo e tão extenso. Um cenário que jamais havia sido visto e obviamente uma incerteza de como proceder quando isso chegasse aqui dessa forma. As fórmulas, quando muito bem aplicadas, você tem muito mais chances de sucesso porque você trabalha com muitas balizas que vão te direcionar e vão te permitir propor planos de ação”.

O ADM em Pauta sobre gestão no turismo vai ao ar no domingo a partir das 08h. Para conferir essa reportagem especial é só acessar o CFAPlay (clique aqui).

Rodrigo Miranda
Assessoria de Comunicação CFA

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.