You are currently viewing Encontro Nacional de Fiscais do Sistema CFA/CRAs é um sucesso

Encontro Nacional de Fiscais do Sistema CFA/CRAs é um sucesso

O Conselho Federal de Administração (CFA) realizou, nos dias 9 e 10 de novembro, mais uma edição do Encontro Nacional de Fiscais do Sistema CFA/CRAs (Enaf). O evento aconteceu no Centro de Eventos Parque Cidade Corporate, em Brasília, e reuniu mais de 200 pessoas.

O principal objetivo do Enaf é a discussão e alinhamento de todas as questões referentes à fiscalização do Sistema CFA/CRAs. Além de promover melhorias no âmbito da fiscalização e registro, o encontro possibilita a todos os colaboradores que atuam nessa área a obtenção de novos conhecimentos, resultando em ações mais efetivas para os CRAs.

Na abertura, o presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo, destacou que o Enaf é o evento mais importante do Sistema CFA/CRAs. “Sem desmerecer os demais eventos, mas a nossa gestão elegeu a fiscalização para nortear todas as ações dessa atual diretoria da autarquia”, disse.

Leonardo também ressaltou o papel fundamental da fiscalização.

“Nós fomos criados para garantir a existência da nossa profissão. Precisamos valorizar nossos profissionais e inseri-los no mercado de trabalho e só vamos conseguir se fizemos fiscalização de forma inteligente, atuante e participativa”, afirmou.

O vice-presidente do CFA, Adm. Gilmar Camargo, também esteve na abertura do Enaf. Na oportunidade, ele orientou que os fiscais aproveitassem a oportunidade para trocar experiências. O presidente do Conselho Regional de Administração do Distrito Federal (CRA-DF), Adm. Carlos Alberto Ferreira Júnior, lembrou que o Prospecta é um projeto que começou a ser desenhado anos anteriores, mas que foi finalmente finalizado e colocado em prática nesta atual gestão do CFA.

Para o diretor da Câmara de Fiscalização e Registro do CFA, Adm. Sérgio Rauber, os colaboradores da CFR foram essenciais para tornar o Enaf uma agenda positiva. “Essa agenda não foi feita só por nós, mas também recebemos muitas sugestões dos CRAs”, comentou o conselheiro.

A coordenadora de Fiscalização do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Norte (CRA-RN), Admª Nádia Tatiana da Costa Pinto, foi uma das participantes do Enaf. “É uma satisfação representar a área de fiscalização. Sinto-me motivada para buscar novos desafios, a gente não se cansa de buscar processos e rotinas diferentes”, declarou.

Rica programação

Em dois dias de Enaf, os fiscais do Sistema CFA/CRAs mergulharam em temas caros à fiscalização. Quem abriu a programação foi o presidente do CFA que, na ocasião,  compartilhou experiências exitosas na área da fiscalização.

Uma dessas ações visa fiscalizar os cargos comissionados na Administração Pública. Segundo Leonardo, muitos profissionais são nomeados sem a devida qualificação técnica. 

Outra iniciativa é a fiscalização de editais de licitação de prefeituras, câmaras municipais, secretarias estaduais e empresas públicas. “Nosso objetivo, com essas ações, é resguardar as prerrogativas dos profissionais de Administração”, explicou.

Os procuradores do Ministério Público do Trabalho, Dr. Gustavo Rizzo Ricardo e Dr.Renan Bernardi Kalil, focaram em um tema muito importante: fiscalização dos supervisores de estágio. Na palestra, eles ressaltaram que trabalham para que a lei do estágio seja cumprida de forma correta.

Renan e Gustavo destacaram, ainda, a renovação do Acordo de Cooperação Técnica que a autarquia tem com o MPT. A parceria entre ambos existe há anos e tem o objetivo de intercâmbio técnico e de informações entre o CFA e o MPT, visando a obtenção de maior eficiência e tempestividade na adoção de providências relacionadas às matérias pertinentes a eventuais irregularidades em estágios nas profissões regulamentadas.

O Enaf trouxe, também, palestras sobre parecer Técnico de Administração de Condomínios, evolução do número de registros no Sistema CFA/CRAs 2022-2023, proposta da nova Resolução Normativa de Registro do Sistema CFA/CRAs, entre outros.

Além disso, o público conferiu todos os detalhes de manuseio e funcionalidades do Prospecta Pessoa Física, conheceu os cases de sucesso da área de fiscalização do Sistema CFA/CRAs e ficaram por dentro dos treinamentos de fiscalização realizados nos CRAs.

Ao final, ocorreu uma apresentação sobre as ações jurídicas decorrentes nas vias Administrativa e Judicial. No encerramento, Sérgio Rauber voltou a agradecer a presença do público e lembrou da importância dos fiscais para o Sistema CFA/CRAs. Ele apontou, ainda, a necessidade de usar o Prospecta.

“Temos uma Ferrari nas mãos. Então, vamos dirigi-la bem, vamos aproveitá-la porque não é sempre que teremos uma Ferrari para andar. E a gente tem um sonho para 2024: mudar a curva de registro e de cancelamentos de registros”, finalizou o diretor da CFR/CFA.

 

 

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação  CFA

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.