You are currently viewing Erpa Sul discute gestão, inovação e sustentabilidade

Erpa Sul discute gestão, inovação e sustentabilidade

Em 2020, com o advento da pandemia da Covid-19, o Conselho Federal de Administração (CFA) precisou adiar vários eventos presenciais. Um deles  foi o Encontro Regional de Profissionais de Administração – Região Sul (Erpa Sul) que, após dois anos de espera, enfim foi realizado.

O Encontro aconteceu no último dia 3 de junho, em Foz do Iguaçu, no Paraná, no formato híbrido. Além dos paranaenses, o evento contou também com a participação dos profissionais de Administração de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Nesta edição, o Erpa Sul teve como tema “Gestão, Inovação e Sustentabilidade”. A proposta foi discutir o papel da Administração no desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas socioambientais.

A solenidade de abertura reuniu os presidentes dos Conselhos Regionais de Administração do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Sérgio Pereira Lobo, Djalma Henrique Hack e Claudia Abreu, respectivamente; o presidente do CFA, Mauro Kreuz; e o prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Lacerda Brasileiro.

Presidente do CRA-SC, Sérgio Lobo

Sérgio falou da satisfação em realizar o Encontro após a espera de dois anos. Ele também agradeceu a presença do público, mas lamentou as restrições impostas pela pandemia. “Infelizmente tivemos que limitar a quantidade de público presencial para garantir o distanciamento social”, declarou o presidente do CRA-PR.

Djalma e Claudia também renderam inúmeros agradecimentos. A presidente do CRA-RS destacou, ainda, a necessidade de pensar no futuro e no mundo que “estamos deixando para as próximas gerações”. Já o presidente do CRA-SC falou do papel do regional em servir a sociedade: “Quero que esse Encontro traga para nós essa grande visão, não só para o nosso país, mas sobretudo para a nossa região Sul”, afirmou.

Sediar o evento foi motivo de orgulho para o prefeito Francisco Brasileiro. “É uma grande satisfação receber um evento deste porte, porque discutir Administração, seja ela pública ou privada, é uma contribuição para a sociedade”, comentou o chefe do Executivo de Foz do Iguaçu.

“Ser mais e falar menos”

O presidente do CFA, Mauro Kreuz, proferiu um forte discurso onde ressaltou a importância de combater a corrupção em todas as suas formas. Na oportunidade, ele destacou o trabalho realizado pelo conselheiro federal pelo estado do Paraná, administrador Amílcar Pacheco.

“Ele está à frente das intervenções nos CRAs do Pará e de Pernambuco faxinando uma hipocrisia de décadas. Este homem tem entregado, ao Brasil e ao Sistema CFA/CRAs, uma gestão como ela deve ser e, assim como eu, tem sido alvo de muitas ameaças por querer fazer o certo”, contou.

Para Mauro, discutir gestão não é algo simples. “A gente precisa ser mais e falar menos. Fico enojado quando as pessoas falam o que não são capazes de fazer. Que tragédia humana!”, disse ao mencionar o problema da corrupção, assunto que, para ele, ainda precisa ser discutido.

Palestras nacionais e internacionais

O Erpa Sul contou com uma rica programação. Foram realizadas palestras sobre os temas mais atuais do mundo da Administração. O Diretor Administrativo da Itaipu Binacional, Paulo Roberto da Silva Xavier, foi o primeiro a subir ao palco. A sua palestra foi mediada por Mauro Kreuz e, na ocasião, Paulo abordou os desafios de gerenciar a barragem hidroelétrica no rio Paraná, localizada entre o Brasil e o Paraguai.

Gestão e inovação foi o assunto do primeiro painel mediado pela presidente do CRA-RS, Cláudia Abreu. O tema foi debatido pelo Diretor Adjunto de Comunicação e Marketing da Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar, Hudson José. Ao lado dele, mas no formato on-line, estavam o administrador e professor da PUC-RS, Jorge Audy, e pelo sócio e Diretor Geral da Teltec Solutions, Diego Brites Ramos.

O segundo painel tratou da sustentabilidade e contou com a mediação do presidente do CRA-SC, Djalma Hck. Participaram do debate a administradora paraguaya, Lídia Rosa Saldivar Salinas; e do administrador Fabrício Baron Mussi, que atualmente trabalha no Departamento de Obras e Manutenção de Itaipu; e no formato on-line, diretamente dos Estados Unidos, o painel foi enriquecido com a presença do presidente e CEO da Global Urban Development (GUD), Marc Allan Weiss.

O último painel foi sobre “Lições da pandemia”. Mediado pelo presidente do CRA-PR, Sérgio Lobo, o assunto teve a participação da especialista em Administração em Saúde Pública, Saúde da Família e Direitos Humanos na América Latina, Rosa Maria Jeronymo Lima; e dos palestrantes internacionais Oscar Malfitano Cayuela (Argentina) e Daniel Reboredo (Uruguai).

Mauro Kreuz encerrou o evento enaltecendo a riqueza do Encontro. Segundo ele, o Erpa Sul fez o público “viajar por várias temáticas”. O presidente do CFA fez uma profunda análise sobre os assuntos abordados e ressaltou a importância de pensar sobre a responsabilidade social de algumas inovações. Além disso, o administrador reforçou, mais uma vez, que o Brasil não tem um plano de nação. “Tem países que têm e, quem sabe por isso, lideram quando o assunto é inovação. Mas, nós não temos nada”, alertou.

Além disso, Mauro falou sobre a qualidade do ensino da Administração e a falta de mão de obra qualificada. “A luz da Administração, nós temos um longo processo a percorrer. O discurso não está alinhado com a prática. Palavras são lindas e fáceis de ser ditas; quero ver serem vividas na sua plenitude”, provocou o presidente do CFA.

Clique aqui e confira o Erpa Sul na íntegra.

 

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.