You are currently viewing Formação em ADM: atuação profissional para além de generalista

Formação em ADM: atuação profissional para além de generalista

Bacharelado em Administração permite atuação ampla, mas com possibilidade de especialização na área.

O profissional generalista é, sobretudo, especialista em interagir sob o ponto de vista de várias áreas de atuação. Não por acaso, assim também é o profissional de Administração, cujas habilidades e competências no dia a dia de trabalho revelam diferentes responsabilidades e eixos de desempenho. Mas atenção: A necessidade de identificar um caminho a seguir com relação às atividades do campo de atuação deve ser inerente à vocação ocupacional.

A evolução da profissão nos mais variados setores – tornam o campo de atuação da Administração ainda mais conhecido. Pensando nisso, o vice-presidente da autarquia, Rogério Ramos, por intermédio do Conselho Federal de Administração (CFA), lançou um livro intitulado “Ramos da Administração” que apresenta mais de 40 possibilidades de atuação na profissão. A obra considerada um guia da Administração destaca a importância do conhecimento no aperfeiçoamento profissional.


Ramos da Administração

Confira algumas inserções do livro quanto a áreas profissionais:

Gestão de Facilities

No país, a Gestão de Facilities cresce gradativamente com a expansão do mercado de trabalho voltado aos profissionais de Administração – a fim de assegurar que as necessidades de uma organização sejam atendidas na efetivação de tarefas e operações.  Cabe ao administrador – profissional habilitado para a atuação – traçar o planejamento estratégico com foco no conjunto de serviços necessários ao trabalho. O gestor de facilidades – como também é conhecido, é o profissional com visão global dos serviços a serem realizados e que direciona os trabalhos com gerenciamento de prioridades e soluções para eventuais problemas.

Recursos Humanos

Como prevê a Lei 4769/65, a área de RH é uma prerrogativa de atuação do administrador e que vem se desenvolvendo ao longo dos anos de forma menos mecânica e mais humanizada, com a priorização no fortalecimento do relacionamento entre funcionários e da gestão de pessoas. A área é responsável pela manutenção, suprimento e a extensão dos recursos humanos de uma empresa, além de estar voltado ao fator principal de qualquer organização – as pessoas. Mesmo desenvolvendo um trabalho interpessoal é necessário que a área seja cada vez mais tecnologia e instrutiva.

Gestão da saúde

O campo de atuação da Gestão da saúde abrange, entre outros pontos, à coordenação dos serviços de saúde e a elaboração de políticas públicas, como a administração de estabelecimentos, recursos financeiros e qualidade dos serviços prestados à população. A distribuição dos serviços ofertados também faz parte do campo de atuação da área.

Na última semana, o Conselho Federal de Administração (CFA) recebeu representantes da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) para discussão de um programa nacional de investimento em capacitação e desenvolvimento de profissionais para a gestão de saúde, além da criação de um indicador voltado para a área da saúde.

Novidade: o que vem por aí?

Com a atualização do mercado –  outros ramos da profissão surgem rotineiramente e tornam-se essenciais para a realização de trabalhos especializados. Esse é o reflexo da modernização da Administração no país – como mais espaço e cargos de trabalho, seguidos de um formato com novas nomenclaturas e adjetivos. A novidade do CFA para esse ano, é que mais uma edição do livro já está em plena produção e será disponibilizada, em breve e gratuitamente, em nossos meios de comunicação.

Você, profissional de ADM, não perde por esperar! Combinado?

Paulo Melo
Assessoria de Comunicação CFA

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.