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Mulheres trocam experiências para fortalecer empreendedorismo feminino

Discutir o papel da mulher na sociedade e fomentar a equidade de gênero nas organizações são os objetivos do “Inspirando Mulheres Empreendedoras”. O evento começou hoje, 17, e reuniu presencialmente mais de 250 mulheres. Com apoio da Comissão ADM Mulher do Conselho Federal de Administração (CFA), o evento também foi transmitido, ao vivo, pelo CFAPlay oportunizando que o público feminino de todas as partes do país pudesse prestigiar o encontro.

O primeiro dia do evento foi bastante intenso. Além de palestras nacionais e internacionais, as mulheres participaram de workshops, cursos, rodada de negócios, visita técnica, entre outros.

Ela chegou lá

A programação foi aberta com a empresária Maria Anselmi, que contou um pouco da sua história pessoal e profissional e de como nasceu a sua empresa. Ela começou seu empreendimento do zero.

Sem experiência, foi atuar em malharias da cidade onde morava. Aos poucos, juntou dinheiro e conseguiu fazer 15 camisetas, mas não sabia como seria difícil vender os produtos. Contudo, a obstinação e a vontade de abrir o próprio negócio não a deixaram desistir. Assim nasceu a Anselmi, empresa que é hoje referência em tricô, na América do Sul.

Produtividade sustentável

Em seguida, o público conferiu uma palestra inspiradora da jornalista Izabella Camargo. Ela falou sobre “Atualização de identidade para uma produtividade sustentável”. A profissional passou anos trabalhando intensamente, mas quando se viu doente com Síndrome de Burnout, ela percebeu que era preciso parar e pensar na saúde.

“É preciso se incluir na agenda sem culpa, sem medo e sem vergonha”, disse.

A jornalista deu três passos para uma produtividade sustentável: atualização e identidade, saúde mental e inteligência emocional. O ponto de partida é o autoconhecimento, essencial, segundo ela, para identificar as situações que possam levar ao esgotamento físico e mental. “Para ter saúde mental é preciso se incluir na agenda com o que é essencial para você, fazer micropausas, pedir ajuda e criar pausas de bem estar. É preciso saber dizer não”, orienta Izabela.

Aprender a aprender

Ainda pela manhã, a conselheira federal e coordenadora da Comissão ADM Mulher, Adm. Claudia Stadtlober e Mara Darolt falaram sobre “Lifelong Learning – O futuro do Aprendizado”. O lifelong learning é uma expressão utilizada para inspirar uma postura aberta ao conhecimento. Estar dispostos a aprender ao longo de toda a vida é, segundo elas, fundamental pois as profissões mudam o tempo todo.

“Vai ter poder quem tiver conhecimento. Estamos vivendo numa época em que se tem acesso a muito conteúdo, mas a gente não aprofunda.Isso é um desafio para nós, pois precisamos usar essas informações para gerar conhecimento”, explica Claudia, ressaltando que é preciso “aprender a aprender, desapegar do que já sabe, reaprender e se abrir para o conhecimento”.

Mulheres 4.0

A tarde começou com a palestra “A Mulher 4.0 Sebrae”, que foi proferida pela analista de Articulação de Projetos do Sebrae-RS, Lisiane Hampel, do Sebrae. Durante sua fala, ela mostrou como é possível inovar no mundo dos negócios e como alavancar o core business por meio do uso de tecnologias como QR code, redes socias,etc.

Outro detalhe que ela chamou atenção foi a necessidade de humanizar a marca e dá importante de oferecer uma boa experiência para os detalhes. “Niche, escolha o cliente”, ensinou.

Fragrância feminina

As participantes do evento tiveram a oportunidade de viver uma experiência única: elas ajudaram a CEO Miie Unique Essence, Julie Kosman, a escolher uma nova fragrância de perfume da marca. Da Suíça, ela conduziu a plateia a uma sequência de reflexões sensoriais.

Em seguida, as participantes receberam uma fita com um aroma e, por meio do celular, opinaram sobre o produto e descreveram o que sentiram quando sentiram experimentaram a fragrância. “O olfato é o sentido mais profundo que a gente tem, pois ele nos conecta com as nossas emoções. Toda vez que a gente sente um aroma e se sente atraído por ele, esse aroma quer nos contar alguma coisa”, afirmou.

Novas gerações

Libera Vontobel e Eliana Weber conversaram com o público sobre “Sucessão e formação de novas gerações”. Ambas compartilham suas experiências. Libera contou que é “empreendedora da família”. Ela casou jovem e, decididamente, optou por “ser do lar”.

“Em um tempo em que o feminismo estava crescendo, eu escolhi ficar em casa. Mas eu nunca me acomodei, fiz cursos para preparar os filhos para o mundo, para o negócio. E não me arrependo disso”, afirmou.

Eliana falou um pouco sobre a história da Cachaçaria Weber Haus. O negócio de família foi iniciado pelo seu avô. “A nossa proposta é mostrar que uma cachaça de boa qualidade é tão boa quanto o uísque”, conta. Um dos produtos da empresa é a a Lote 48, uma cachaça única, envelhecida 12 anos em barris de bálsamo e carvalho francês. A elaboração do blend contou com a participação de alguns dos principais especialistas em cachaça. São apenas 2 mil garrafas elaboradas em escala de raridade.

Outras atividades

Nem só de palestras vive o “Inspirando mulheres empreendedoras”. A programação do primeiro dia do evento também teve espaço para trocas de experiências, networking e momentos culturais e gastronômicas.

As mulheres tomaram café de cambona, conheceram a história das tradições gaúchas, degustaram o carreteiro missioneiro e finalizaram a noite em um jantar. O evento continua amanhã, 18.

Para saber como foi o primeiro dia, acesse:

 

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA

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