You are currently viewing Quais são as principais formas de ter uma renda extra durante a faculdade?

Quais são as principais formas de ter uma renda extra durante a faculdade?

O orçamento das famílias brasileiras reduziu consideravelmente em função do disparo da inflação no país. Aliada a um cenário instável de pandemia e guerra, essa condição desperta nos estudantes a vontade de produzir uma renda extra. Mas como ajudar a custear os estudos e a vida pessoal?

Segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), em dezembro de 2021 o Brasil alcançou patamar de recorde na proporção de brasileiros em débito. A constatação aponta que 76,3% das pessoas acumulam dívidas, que caracterizam-se pelas as contas a pagar em cartão de crédito, cheque especial, cheque pré-datado, crédito consignado, crédito pessoal, carnês, financiamento de carro e financiamento de casa, entre outras modalidades.

Apesar de existirem muitos caminhos para conseguir uma liberdade financeira, a maioria deles não é divulgada, de forma que nunca chega à consciência do público que realmente carece. Por outro lado, algumas alternativas não são postas em prática por falta de estímulo e criatividade.

Dentro do próprio ambiente acadêmico existem chances de ganhar uma remuneração. Durante a faculdade, projetos estudantis, além de abrirem portas para empregos futuros, têm a possibilidade de fornecer bolsa auxílio.

Projeto de pesquisa

Os projetos de iniciação científica estão disponíveis para todos os cursos das faculdades e na maioria das instituições. Essa oportunidade consiste em uma parceria entre professor e aluno para escolher um objetivo de estudo e desenvolver uma pesquisa sobre ele. A modalidade possibilita participações gratuitas e de caráter voluntário, ou bolsas remuneradas que podem chegar até R$ 500,00 por um ano (período de desenvolvimento do projeto).

Monitoria

A atividade consiste numa experiência docente, na qual o aluno desempenha práticas didáticas sob a orientação do professor. Funciona como uma simulação de tutoria com uma turma de outros alunos. A atividade pode ou não ser remunerada, e no caso afirmativo o valor é a partir de R$ 384,00 mensais, e dura pelo semestre de realização do serviço.

A resolução pode estar mais perto do que você pensa

Além das opções voltadas à produção acadêmica, as formas regulares de trabalho são alternativas de destaque no quesito de segurança. Haja vista que a maioria desses regimes são regidos por contrato, a estabilidade e o conforto são apenas um dos atributos desses programas: o maior pagamento nesse ramo é a experiência.

Estágio

A melhor maneira de ter uma experiência no ambiente de trabalho, dentro da sua área de atuação escolhida, é através do estágio. Além de a maioria ter um regime remunerado, é justamente neste momento que o estudante sai da teoria e parte para a prática, o que auxilia no processo de desenvolvimento e aprendizagem do indivíduo.

Trabalho regular por fora

A maior característica desta modalidade também é a inserção completa do estudante no mercado de trabalho. Entretanto, não precisa ser necessariamente na área de estudos de seu curso. Nesta opção, a urgência pelo dinheiro é maior, então a mão de obra não precisa ser tão qualificada.

Empreender pode ser a solução

Uma direção a ser seguida é o empreendedorismo. Iniciar um negócio próprio, seja de vendas, entretenimento, serviços ou investimentos é um ramo capaz de elevar a renda em qualquer momento da vida, principalmente no período estudantil devido à enorme chance de realizar networking e ganhar visibilidade. Aqui seguem algumas ideias de empreendimento:

Aulas particulares

Um bom aluno possui as habilidades propícias para passar seu conhecimento. Com a possibilidade de estender para além do conteúdo ensinado apenas na faculdade ou curso técnico, dar aulas sobre alguma habilidade (como música, matemática, inglês) para outros estudantes ou interessados é uma ideia lucrativa. A melhor parte é poder fazer seus horários e seus próprios valores.

Começar um empreendimento

Para quem gosta de um desafio de alto risco e alta recompensa essa é a melhor opção. Criar um empreendimento deve ser algo muito bem pensado e planejado, pois só se atinge a segurança após alguns anos de consolidação no mercado. Assim fez Juliana Lira, estudante de Administração na Universidade de Brasília (UnB), juntamente com sua mãe, Maria Ivanilda de Souza Lira. Elas estão há nove anos trabalhando com a venda de café da manhã. A rotina delas consiste em cozinhar de madrugada, às 5h da manhã, ir para a rua e realizar o comércio de lanches matinais. Com tempo e qualidade de seus produtos, a dupla conquistou clientes fixos e reconhecimento no meio. Atualmente,  essa é a principal renda da família.

Essas informações facilitam a realização de planos para remediar o impacto que a situação de crise do país causa nas contas de casa. Muitas pessoas dependem de uma renda extra para viver com dignidade, e quando se é estudante, para arcar com mensalidade, transporte, alimentação e materiais extras. Rotas alternativas devem ser postas em pauta e analisadas para que o estudo e formação como profissional sejam plenos.

Maria Natália Terra

Com supervisão de Ana Graciele.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.