You are currently viewing Sistema realiza o último Fórum de Presidentes de 2022 em Brasília

Sistema realiza o último Fórum de Presidentes de 2022 em Brasília

“Um encontro harmonioso”, como descreveu o presidente do Conselho Federal de Administração, Adm. Mauro Kreuz. Os 27 presidentes dos Conselhos Federal e Regionais de Administração estiveram reunidos, em Brasília, nos dias 8 e 9 de novembro, para o 4º Fórum de Presidentes – o último do ano e, também, da gestão 2020-2022.

Kreuz apresentou suas considerações e reflexões a respeito da conjuntura em que está inserido o Sistema. “O momento é de maturidade e avanço na defesa da Ciência da Administração”, apontou o presidente ao fazer uma breve análise da gestão que se encerra.

Entendimento compartilhado pelo vice-presidente do CFA, Adm. Rogério Ramos, que declarou-se satisfeito com as entregas realizadas pelo CFA no período. Para Ramos, o sentimento é de dever cumprido.

“A gestão compartilhada conseguiu fazer um resgate da autonomia financeira do Conselho, criar reservas, organizar despesas, fazer com que a efetividade da gestão fosse implantada e tendo, agora, um resultado positivo”, apontou Ramos.

 

O primeiro item aprovado da pauta foi a Ata do Fórum anterior, realizado durante o XVII Fórum Internacional de Administração (FIA), em Belém (PA). Da ocasião, Mauro Kreuz relembrou a importância do lançamento da Rede Internacional de Administração (RIADM) para ampliar a cooperação entre países para o desenvolvimento.

 

XVII FIA

O presidente do CRA-PA, Adm Fábio Lúcio Costa, apresentou a prévia do relatório com os resultados do FIA. Somente no dia da abertura, o evento recebeu 1.619 participantes, sendo 52% desses profissionais de Administração registrados e 37% estudantes de Administração. O FIA mobilizou as redes sociais, com cerca de 400 interações e 2 mil acessos ao site do CFA.

Pesquisa realizada pelo CRA-PA aponta que 98% dos participantes classificaram o evento como satisfatório. Também aprovaram a escolha de painelistas e palestrantes, a organização e o tempo de duração. Um evento de todo o Sistema, como destacou Fábio Lúcio.

“O resultado desse FIA, tudo o que nós temos aqui [no relatório], tudo foi construído, os elogios que recebemos aqui, tem que ser dividido por cada um de nós, porque foi o Sistema que construiu. E isso mostra que temos condições de fazer grandes eventos para ficar na história”, completou.

 

Quem ainda não fez a retirada do certificado de participação, basta acessar a plataforma do XVII FIA e emitir o documento. Entre outros presentes, o presidente do CRA-RO, Adm. Francisco Tavares de Melo, parabenizou o Sistema pela gestão.

 

Deliberações

A participação do CRA-RS na 6ª Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais, de 29 de agosto a 1º de setembro, foi celebrada pela presidente do Regional, Admª Claudia Abreu. A presidente Cláudia destacou a premiação entregue às melhores Práticas Aplicáveis aos Conselhos Profissionais, como exemplo de ações a serem pensadas a nível do Sistema CFA/CRAs.

 

O evento, que reuniu mais de 600 pessoas, despertou o olhar do CRA-MG que, segundo lembrou o presidente Jehu Pinto, se prepara para receber nova edição do Encontro Brasileiro de Administração (Enbra) em 2023.

O presidente Jehu abordou o item seguinte, que trata da implantação da Política de Gestão de Riscos, a nível CFA, a qual todos os Regionais deverão adotar. Sobre essa questão, o presidente Mauro Kreuz reforçou que acompanha o prazo para a adequação. O presidente Jehu também levou ao Fórum o debate sobre bolsas de estudo concedidas pelo Sistema para registrados e colaboradores.

 

Outro tópico importante da pauta de deliberações foi a  Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021). O presidente do CRA-RN, Adm. Flávio Emílio, levou ao Fórum a proposta de capacitação de colaboradores, com vista à entrada em vigor da nova Lei, em março de 2023.

 

Por sua vez, o vice-presidente do CRA-BA, Adm. Márcio de Miranda Leite e Oiticica propôs dois itens para debate. O primeiro, sobre a alteração do número de empresas para que o profissional de Administração possa assumir a Responsabilidade Técnica. E o segundo sobre a orientação do CFA aos CRAs a respeito da assinatura digital para solicitação de registro profissional e demais serviços.

 

Fiscalização de Órgãos Públicos foi o tema trazido pelo presidente do CRA-CE, Adm. Leonardo Macedo. O presidente também apresentou os resultados parciais da Fiscalização de Cargos Comissionados do Regional.

 

Entre outros tópicos, o Fórum ainda debateu sobre: reavaliação da solicitação do CFA de que o Regional deve encaminhar mensalmente as informações da plataforma CFA talentos para o CFA; data  de entrega da prestação de contas do CFA para o mesmo prazo do TCU; Prorrogação do Programa Especial de Parcelamento Incentivado de débitos para 2023.

 

Informes

Também foram apresentados os dados de mídia dos canais do CFA e mapeamento dos CRAs. A Câmara de Fiscalização e Registro detalhou o Acordo de Cooperação Técnica firmado com a Procuradoria-geral da Fazenda Nacional e o diretor da CFR, Adm. Carlos Alberto Ferreira Jr, apresentou  os Grupos de Trabalho do Encontro Nacional de Fiscais para tratar de Responsabilidade Técnica, Administração de Condomínios e Perícia.

A diretora da Câmara de Formação Profissional do CFA, Admª Cláudia Stadtlober, falou da Pesquisa Nacional Perfil dos Profissionais de Administração 2022, que entra na fase de lançamento de questionário, e detalhou ações da Plataforma ACADM.

Qualificação também foi pauta na apresentação da Câmara de Gestão Pública. O diretor Adm. Fábio Mendes informou a realização do curso EAD sobre o IGM Exclusivo, para profissionais registrados e anunciou a recente participação do CFA no I Congresso Brasileiro de Gestão por Resultados, onde apresentou o IGM-CFA para grande número de participantes.

Por fim, os presidentes conheceram o detalhamento e informações mais recentes da Câmara de Relações Internacionais e Eventos. O diretor, Adm. Gilmar Camargo, destacou a atuação na realização do XVII FIA, na criação da RIADM, entre outros, como o Clube de Vantagens.

A reunião encerrou com a despedida festiva dos 27 presidentes pelo encerramento da gestão 2020-2022. O primeiro Fórum de Presidentes do Sistema CFA/CRAs de 2023 já tem data pré-definida: será nos dias 2 e 3 de fevereiro.

 

Patrícia Portales
Assessoria de Comunicação do CFA.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.