You are currently viewing Ikigai: saiba porque a filosofia japonesa tem se tornado conhecida nos negócios

Ikigai: saiba porque a filosofia japonesa tem se tornado conhecida nos negócios

Ikigai, esse foi o tema de mais uma live apresentada pelo Conselho Federal de Administração (CFA), por meio da transmissão realizada pelo CFAPlay, WebTV da autarquia. Na ocasião, o administrador, coach de desenvolvimento pessoal, engenheiro de produção e fundador da Protagonize, Rafael Arnold Freccia, apresentou a filosofia japonesa de autoconhecimento.

“Para os japoneses, o Ikigai é mais do que um propósito. É estar no presente, libertar-se do ego e julgamentos de terceiros, conectar-se com sua essência e viver um estilo de vida que traga satisfação, repleto de um sentimento de auto realização e preenchimento”, afirmou Freccia.

Ikigai é uma expressão japonesa que reflete a filosofia de encontrar os propósitos da vida pessoal e profissional. No ambiente dos negócios não é diferente, já que a ferramenta eleva as chances de prosperar e fidelizar clientes. Acompanhe no vídeo!

Mandala Ikigai

Embora seja um conceito de aproveitamento de curto, médio e longo prazo, a expressão é o oposto do conformismo e exige, ainda mais, dedicação para
que os objetivos sejam alcançados. Os aspectos de paixão (o que se ama fazer), missão (aquilo que realmente o mundo precisa), vocação (sua habilidade) e profissão (de onde vem sua remuneração), estão intimamente ligados ao Ikigai, como revela o administrador Rafael Freccia.

A ferramenta consiste em encontrar uma atividade única que atenda à 4 requisitos importantes e específicos da própria pessoa que a preenche. Os 4 requisitos reforçam que a atividade envolva:

1. O que você ama fazer;
2. O que você tem talento ou aptidão;
3. O que as pessoas poderiam pagar;
4. O que o mundo precisa.

Ao encontrar uma única atividade que conecte os 4 critérios, você encontra seu Ikigai e vive uma vida que conecta sua paixão, sua profissão, sua missão e sua vocação”, explicou o administrador.

Você na Live

A transmissão contou com a participação dos internautas que acompanharam e enviaram perguntas sobre o tema ao nosso convidado da live.  Um dos questionamentos tratou sobre a transição de carreira e a aplicação da filosofia Ikigai. Acompanhe no vídeo!

Para conferir o bate-papo na íntegra sobre Ikigai, acesse o CFAPlay.

Assessoria de Comunicação CFA
Paulo Melo

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.