You are currently viewing Administrador é condecorado com título Doutor Honoris Causa nos EUA

Administrador é condecorado com título Doutor Honoris Causa nos EUA

No último dia 27 de agosto, o administrador Fabrício Souza Ribeiro viveu um momento muito importante da sua vida pessoal e profissional: ele foi condecorado com o título Doutor Honoris Causa em Administração. O reconhecimento foi feito pela Logos University Internacional UniLogos, universidade sediada em Miami, no estado da Flórida, nos Estados Unidos.

A solenidade aconteceu de forma on-line. Fabrício recebeu o título em razão do trabalho social e humanitário que desenvolve há anos. O administrador atua na área filantrópica e, por meio da Ciência da Administração, ajuda outras instituições a melhorarem seus processos  gerenciais.

Segundo Fabrício, receber o título é uma honra pois “chancela todo o esforço, dedicação e amor que temos para com a profissão e a humanidade.”. Em entrevista especial para o site do CFA, o administrador fala um pouco da sua vida profissional e da satisfação em ajudar o próximo.

 

Conte um pouco da sua trajetória profissional.

Sou Administrador registrado no CRA-GO (Reg. nº 18.340), filantropo, consultor de empresas e perito em Administração. Sou bacharel em Administração pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com MBA em Administração de Empresas. Fui pesquisador científico pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), no período de 2016 a 2018.

Durante a minha jornada, recebi honrarias do CRA-GO, Câmara Municipal de Goiânia e da Cidade de Goiás pelos relevantes serviços prestados à sociedade. Fui consultor de negócios e processos em uma empresa de consultoria e atualmente trabalho como Analista de Planejamento e Controle em uma Organização Social de Saúde.

Como é, para você, ser escolhido para receber um título como este?

O título de Doutor Honoris Causa é concedido às pessoas que se destacam em sua trajetória profissional, social e humanitária. Honoris Causa traduzida do latim significa “Por Causa de Honra”. Eu pergunto, o que é ter uma vida honrada? Acredito que a maior profissão é aquela que cuida de vidas, independe se você é administrador, economista, advogado, médico. Se você utiliza dos seus conhecimentos para contribuir com o próximo, você está levando uma vida com honra. Há anos, eu, juntamente com minha família, trabalho com a filantropia (amor à humanidade), através de doações, ajuda humanitária, ações sociais, entre outros. Contribuímos também através dos nossos conhecimentos em Administração e negócio com Instituições filantrópicas, ajudando a otimizar os processos internos dessas entidades a fim de melhorar os serviços prestados à sociedade.

Receber um título tão importante como esse é motivo de muito orgulho e honra para mim, pois demonstra que estamos no caminho certo.

Como foi a sua expectativa com este momento e a quem você dedica o título? 

É um momento mágico, único. Receber um título como esse chancela todo o esforço, dedicação e amor que temos para com a profissão e a humanidade. Dedico esse título a minha família, amigos, colegas de profissão e para todas as organizações filantrópicas na qual já contribuímos, em especial a Associação de Apoio às Vítimas de Câncer no Estado de Goiás (AAVCEG) onde contribuo atualmente com alguns trabalhos voluntários.

Qual o impacto desse reconhecimento para a Ciência da Administração?

O título de Dr. Honoris Causa é importante para Ciência da Administração partindo da premissa que o homenageado prestou importantes serviços de gestão para à sociedade aplicando um modelo inovador, eficiente e que gera resultados para à sociedade sem que o homenageado tenha obtido vantagens financeiras.

Acredito que o título de Doutor Honoris Causa em Administração incentivará futuros administradores, especialistas, em buscar aperfeiçoar melhor as ferramentas da Administração, agregando valores e princípios à sociedade, de modo que busquem mais reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.

O que você diria para os ADMs e futuros ADMs que, assim como você, desejam trilhar um caminho profissional exitoso?

Eu tenho uma frase que diz: “Você pode não ter nada, mas tem sonhos. Sonhos é a forma mais fácil de planejar o futuro”. Sejam administradores da sua própria história, saibam aonde vocês querem chegar. Acredito que esse é o primeiro passo para qualquer profissional alcançar seus objetivos. Saber aonde quer chegar deixa a caminhada mais assertiva.

Como diz o Prof. Dr. Mario Sergio Cortella: “Tenham sempre uma insatisfação positiva”. A insatisfação positiva é quando você que mais e melhor. Mais e melhor conhecimento, mais e melhor condições de convivência, mais e melhor habilidades técnicas e comportamentais. Sejam eternos estudantes, trabalhe as Hard Skills (habilidade técnicas), mas nunca esquecendo de aprimorar as Soft Skill (habilidades sócio comportamentais), isso faz uma grande diferença no mercado que é extremamente competitivo.

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.