You are currently viewing Área contribui para tomadas de decisão mais qualificadas e eficientes

Área contribui para tomadas de decisão mais qualificadas e eficientes

Com recorde de público, o professor Aurélio Lamare Soares Murta conversou ontem com os internautas do CFAPlay sobre Logística. Com pós-doutorado em Planejamento Energético e Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, ele desenvolveu uma longa explicação sobre o tema.

Após uma introdução para contextualizar a área, o professor abordou, em sequência, o trabalho da logística integrada; os objetivos operacionais; recursos logísticos e barreiras à integração e a integração das operações na logística 4.0.

“Infelizmente a humanidade é movida [sic], a criatividade da humanidade parece que é estimulada quando a gente está no meio de situações difíceis. Por exemplo, a logística foi criada na Segunda Guerra Mundial. quer dizer, no meio de uma guerra surge uma coisa interessante”, pontuou.

Aurélio também falou da questão entre logística e logística integrada que confunde muitas pessoas e foi, inclusive, o primeiro comentário enviado por uma telespectadora no chat da transmissão. “Um dos principais objetivos da logística integrada é o gerenciamento operacional eficiente que abranja a movimentação de materiais e produtos sincronizada”, explicou.

Segundo ele, adicionar o termo “integrada” à área é uma forma de pleonasmo, já que toda logística, para ser bem executada, deveria integrar os demais setores.

Entre os benefícios citados por ele, o modelo de gestão traz redução de custos operacionais, aumento da lucratividade e da vantagem competitiva, além de agilização dos processos.

Aurélio deu uma verdadeira aula sobre o tema que movimentou o canal do CFA por mais de uma hora. Com participação de interessados de todo o Brasil, a palestra ministrada pelo professor pode ser encontrada, na íntegra, aqui.

Assessoria de Comunicação CFA

Elisa Ventura

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.