You are currently viewing CFA marca presença em evento que premiou as melhores práticas de governança

CFA marca presença em evento que premiou as melhores práticas de governança

A Rede Governança Brasil (RGB), com o apoio do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), Sindilegis e Jessperr Entertainment Business, realizou, no dia 16 de dezembro, o Prêmio Rede Governança Brasil 2021. A premiação visa agraciar as organizações públicas federais que possuam uma “boa” governança como requisito fundamental para o desenvolvimento sustentado, que incorpora ao crescimento econômico equidade social e direitos humanos.

O presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Mauro Kreuz, esteve no Prêmio representando o Sistema CFA/CRAs. O CFA foi o único conselho de profissão regulamentada presente na composição da mesa de abertura. “Foi um evento majestoso. A premiação distingue aquelas organizações que tiveram uma boa compliance e adotaram um programa de integridade”, explicou o presidente.

Mauro adiantou que o CFA adotará o programa no próximo ano. “Em 2022, o CFA vai regulamentar o programa de integridade para ser implantado em todo o Sistema – CFA e CRAs -para que a gente melhore a nossa governança e possa fazer melhores entregas para nossos stakeholders. Essa será mais uma iniciativa e um legado que a Gestão Compartilhada deixará no CFA e no Sistema”, afirmou.

Além disso, o administrador lembrou que o CFA fará parte oficialmente da RGB. “Vamos nos engajar e também adotar mecanismos de boa governança e, quem sabe, o CFA e os CRAs também poderão ser merecedores do Prêmio por melhorarem as suas práticas. Daí não importa quem seja o presidente, na diretoria ou no plenário. Todos terão que seguir os princípios da integridade porque a nossa comunidade não aceitará mais uma governança que não seja profissional”, avisou Mauro.

Ao todo, 380 instituições participaram do Prêmio, sendo que 12 foram premiadas. “Estou muito feliz e satisfeito porque hoje estiveram aqui instituições que já são diferenciadas. Isso é governança, isso é eficiência, eficácia e entrega de resultado para a sociedade.”, disse o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes.

Durante o evento, também foi lançado o Código de Boas Práticas de Governança Pública. “Ele serve para aquelas instituições que queiram seguir a linha da boa governança tenha uma referência. Aquelas que seguirem o Código de Boas Práticas vão, sem dúvida, alcançar um nível de maturidade de governança significativo. Para que a gente tenha uma referência nacional de como seguir, de como implantar”, descreveu o coordenador do Prêmio RGB, Flávio Feitosa.

 

 

 

 

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.