You are currently viewing Fórum de Presidentes do Sistema CFA/CRAs traz reflexão sobre ensino da Administração

Fórum de Presidentes do Sistema CFA/CRAs traz reflexão sobre ensino da Administração

Os presidentes do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRAs) estão reunidos no 3° Fórum de Presidentes Conjunto do Sistema CFA/CRAs. O evento, que começou nesta quarta-feira, 21/6, e segue até amanhã, acontece em Vitória-ES.

O anfitrião do Fórum e presidente do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES), Adm. Flávio Celso Santos Rosa, agradeceu a presença de todos e falou da satisfação em receber o evento na capital capixaba.

“Este fórum é um momento de extrema importância para o fortalecimento e desenvolvimento da Administração em nosso país.  E a escolha do Espírito Santo como sede deste evento é motivo de grande satisfação para nós, que viemos em uma crescente atuação na Administração ”, disse.

Momento Adm. Hércules Falcão

O Fórum começou com o compartilhamento de ideias e boas práticas que, carinhosamente, recebeu o nome de “Momento Adm. Hércules Falcao”, em homenagem ao ex-presidente do CRA-ES e ex-conselheiro federal do CFA falecido neste ano. Nesta edição do evento, o foco do debate foi o ensino da Administração no Brasil.

O primeiro a falar foi o diretor de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CRA-CE, Adm. Marcos James Chaves Bessa. Ele alertou para a evasão acadêmica nos cursos de Administração e da preocupação com a qualidade dos cursos que ainda resistem.

Segundo ele, é preciso buscar formas para motivar os jovens egressos do ensino médio a optarem pela graduação em Administração. “Mas é preciso repensar o ensino para atrair o interesse desses jovens”, afirmou.

Na sequência, o presidente do CRA-MG, Adm. Jehu Pinto, apresentou um panorama do ensino da Administração no estado de Minas Gerais. O administrador também manifestou preocupação com a queda no número de alunos e a qualidade do ensino.

Já o diretor de Formação Profissional do CFA, Adm. Gelson Luiz Uecker, mostrou o resultado de uma pesquisa sobre o ensino de graduação em Administração. “ Os cursos ainda formam profissionais pouco preparados para o mercado”, explicou, ressaltando que boa parte dos cursos ainda foca muito em um conteúdo teórico o que segundo ele, desmotiva o interesse dos discentes.

Um outro ponto levantado por Uecker foi a grande evasão do ensino presencial para o ensino a distância. Além disso, os alunos estão preferindo os cursos tecnólogos, pois formam profissionais em apenas dois anos.

Valorização da profissão no centro das discussões

O Fórum de Presidentes é realizado periodicamente, proporcionando um espaço de debate entre os líderes dos CRAs, que são os responsáveis pela gestão das entidades em seus respectivos estados, e o CFA, que coordena as ações em âmbito nacional. Nesse encontro, são discutidos assuntos relacionados à profissão, à legislação, ao mercado de trabalho, à educação e a outros temas de relevância para a Administração.

Durante o evento, os presidentes têm a oportunidade de apresentar as ações desenvolvidas em suas regiões, compartilhar boas práticas e discutir desafios enfrentados pelos CRAs. Além disso, são realizadas palestras, mesas-redondas e debates com especialistas, acadêmicos e profissionais renomados, que contribuem para a atualização e aperfeiçoamento dos participantes.

O Fórum de Presidentes também é uma ocasião propícia para a troca de informações e experiências entre os diferentes estados, permitindo a identificação de problemas comuns e o desenvolvimento de soluções conjuntas. Dessa forma, o evento fortalece a união e a integração entre os CRAs, promovendo uma atuação mais efetiva e representativa em prol da profissão de administrador.

Além disso, o Fórum de Presidentes também contribui para a definição de diretrizes e estratégias para o fortalecimento e valorização da Administração no Brasil. Por meio das discussões e deliberações realizadas durante o encontro, são estabelecidas ações que visam ao aprimoramento da profissão, à valorização dos profissionais e ao fomento do desenvolvimento econômico e social do país.

 

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.