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Livros que todo estudante de Administração deveria ler

De acordo com o último Censo da Educação Superior, publicado pelo Ministério da
Educação (MEC) neste ano, Administração é o segundo bacharelado mais cursado
do Brasil, com mais de 280 mil ingressantes somente no ano de 2020.

A alta quantidade também pode ser explicada pela ampla área de atuação e
conhecimentos adquiridos neste curso, uma vez que os profissionais podem
trabalhar em organizações públicas, privadas, do terceiro setor ou, ainda, seguir no
empreendedorismo, sendo o dono ou executivo de suas próprias empresas.

Ao longo de sua formação, os estudantes aprendem a ter uma visão global do
funcionamento de uma empresa e entram em contato com conceitos e técnicas de
coordenação e gerenciamento focados no ramo empresarial. Dessa forma, quando
formados, se tornam profissionais capazes de gerenciar os recursos humanos,
financeiros e materiais de todas as áreas de uma organização.

Assim, principalmente por toda a abrangência e interdisciplinaridade que o curso
possui, se torna importante que o aluno busque aprofundar seus conhecimentos nos
principais assuntos debatidos, por meio de pesquisas, palestras e leituras. Essa
ação, inclusive, pode trazer diferenciais dentro do mercado de trabalho, que procura
por profissionais atualizados e com um bom entendimento das questões atuais.

Foi pensando nisso que preparamos uma lista com as principais dicas de livros do
coordenador do curso de Administração de Empresas no Instituto Nacional de
Ensino e Pesquisa (Inesp), Walter Souza Jr., para que os estudantes de
Administração e todos aqueles que se interessam pela profissão possam aprender
mais sobre alguns dos importantes temas abordados no curso.

Confira abaixo os livros que todo estudante de Administração deveria ler:

1. “A Riqueza das Nações” – Adam Smith

Considerado o primeiro grande marco para a fundamentação teórica na defesa de
uma economia de mercado, o livro aborda questões como divisão do trabalho,
produtividade, distribuição de renda e acumulação de capital para explicar a ciência
econômica. A obra também retrata como essas novas questões impactaram e
impactam até hoje no dia a dia dos trabalhadores, indústrias, empresas e na
sociedade como um todo.

Filósofo e economista britânico, Adam Smith é um nome muito conhecido na
economia moderna, considerado uma referência para a corrente do liberalismo
econômico. Uma de suas grandes influências intelectuais foi o filósofo escocês
David Hume, famoso por seus pensamentos iluministas.

2. “Inteligência Emocional” – Daniel Goleman e Marcos Santarrita

Este livro utiliza aspectos da neurociência e da psicologia para explicar o que é
inteligência emocional e apresentar os conceitos das duas mentes – racional e
emocional – abordando como elas impactam a vida do ser humano.

Na obra, a partir de situações do dia a dia, os autores demonstram como o sucesso
e o fracasso estão ligados ao funcionamento da mente e sentimentos humanos e
como saber reconhecer e gerenciar as emoções são fatores essenciais para a sua
verdadeira realização na vida, inclusive para quem lida com o empreendedorismo.
Goleman é um psicólogo e jornalista norte-americano, que escreveu durante 12

anos para o The New York Times. Santarrita, por sua vez, foi um escritor, tradutor e
crítico literário brasileiro.

3. “O Ócio Criativo” – Domenico De Masi

De Masi é um sociólogo italiano que tornou-se famoso pela expressão "ócio criativo"
Lecionou em renomadas universidades, como a Universidade de Nápoles e a
Universidade de Roma. Segundo o autor, o ócio criativo seria a união entre trabalho,
estudo e lazer, de forma que se possa sentir o valor gerado pelo trabalho, o
conhecimento ocasionado pelo estudo e a alegria trazida pelo lazer.

Assim, a obra propõe uma alternativa para o sistema de trabalho: este deveria ser
voltado para a produtividade eficiente, o que também incluiria uma distribuição de
renda igualitária e mais tempo livre, com foco na criatividade pessoal. Além disso, o
autor trata sobre conceitos como globalização e desemprego.

4. “O Foco” – Daniel Goleman


Este livro, do mesmo autor de Inteligência Emocional, ressalta a importância do foco
para alcançar a prosperidade. Segundo Goleman, existem dois tipos principais de
distrações que sugam a nossa atenção e nos fazem perder o foco, as distrações
sensoriais e as emocionais.

Assim, estar focado é uma habilidade que precisa ser desenvolvida e fortalecida por
todas as pessoas, mas principalmente aqueles que estão em posição de liderança,
já que essa é uma característica que distingue um profissional bem sucedido de um
funcionário mediano.

5. “Gestão do Conhecimento” – Hirotaka Takeuchi


Takeuchi é reitor da Escola de Estratégia Corporativa Internacional na Universidade
Hitotsubashi, localizada no Japão. Seu livro fala sobre o meio de produção atual e a
importância de aplicar o conhecimento na gestão, estratégia, marketing e
organização de uma empresa.

Em sua obra, o autor também aborda os tipos de conhecimentos existentes, o
processo de adquirir conhecimento e as aplicações destes saberes no meio
empresarial. Para Takeuchi, a gestão de conhecimento é algo indispensável para o
crescimento e alcance dos objetivos de uma organização.

6. “Comunicação Empresarial e Planos de Comunicação” – Maurício Tavares


Além de ser um ótimo livro para os estudantes de comunicação e marketing, muitos
estudantes de Administração também podem usufruir e adquirir conhecimentos com
essa leitura. O livro é dividido em duas partes: a primeira é destinada à
comunicação empresarial e, a segunda, apresenta exemplos e dicas para o
desenvolvimento do plano de comunicação.

A obra de Tavares utiliza conceitos como comunicação interna, comunicação
institucional e comunicação de marketing e demonstra como aplicá-los no cotidiano
organizacional, algo cada vez mais necessário no contexto atual do mercado.

7. “Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional” – Marta Lígia Valentim


Marta Ligia Valentim é doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de
São Paulo (USP) e professora titular da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Nesta obra ela realiza uma coletânea de pesquisas desenvolvidas por docentes,

profissionais e alunos de pós-graduação, apresentando aspectos que envolvem a
gestão da informação e do conhecimento nas empresas, bem como a importância
desses fatores para as mesmas.

Este livro propõe um novo modelo de gestão corporativa, que visa mais
produtividade, qualidade e competitividade no mercado por meio da gestão da
informação e do conhecimento em contextos organizacionais.

Se você já está cursando Administração ou pretende entrar no curso, agora você já
conhece os livros indicados para começar a ampliar seus conhecimentos na área e
se tornar um profissional ainda mais qualificado. Boa leitura!

Matéria produzida pela Revista Quero, da Quero Bolsa.

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