You are currently viewing Mauro Leonidas destacou o perfil das MPEs que sobreviveram à pandemia

Mauro Leonidas destacou o perfil das MPEs que sobreviveram à pandemia

O vice-diretor da Câmara de Formação Profissional e coordenador do Comitê de Certificação Profissional do Conselho Federal de Administração (CFA), Mauro Leonidas, foi convidado pela diretoria da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Conampe) e pela Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Fampec-CE) para participar da abertura da XVIII Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa. O evento aconteceu nos dias 2 e 3 de dezembro em Fortaleza-CE.

Esta foi a 18ª edição da convenção que, neste ano, voltou a ser presencial com todas as medidas sanitárias. Com o tema “Perspectivas, Oportunidades e desafios para os pequenos negócios”, o evento reuniu dirigentes de entidades, empresários, especialistas e autoridades políticas.

Na oportunidade, Mauro apresentou a palestra “Sobrevivência das Micro e Pequenas Empresas Pós-Pandemia”. Ele falou sobre o impacto da pandemia entre os mais de 19 milhões de pequenos negócios brasileiros. Muitas delas encerraram suas atividades em 2020. Entretanto, segundo o administrador, muito antes da crise sanitária esse segmento já sofria com a desvalorização.

Leonidas apresentou dados de uma pesquisa feita pelo Sebrae, que mostra o perfil de sobrevivências das micro e pequenas empresas. “O estudo mostra os fatores que contribuem para o fechamento precoce das empresas. Entre esses fatores estão o pouco preparo profissional, o planejamento deficiente do negócio, gestão deficiente e problemas ambientais. Sem um plano de negócio, a empresa está fadada ao fracasso”, explicou.

A pesquisa revelou, ainda, que aquelas empresas que sobreviveram buscaram ter uma gestão mais ativa do negócio. Contudo, mais de 40% das empresas que fecharam as portas atribuíram a causa do encerramento das atividades à pandemia. Ao final, Mauro destacou a importância do governo, do legislativo e do mercado para o sucesso das MPEs. “Se a gente tiver esse contexto de maneira integrada, com certeza nós teremos melhor sucesso”, disse.

A palestra completa está disponível no Youtube. Clique aqui e confira. A participação do conselheiro do CFA começa em 02:15:17.

 

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.