You are currently viewing Regularização de empresa: descubra a importância para o negócio

Regularização de empresa: descubra a importância para o negócio

Ter uma empresa demanda muitos cuidados, que se não tomados, acarretam problemas que podem levar ao insucesso do negócio. Entre esses cuidados, o que diz respeito a regularização da empresa, ou seja, estar com o CNPJ limpo junto ao governo, não devendo impostos e com todas as informações solicitadas disponibilizadas.

São inúmeras as vantagens de uma empresa regularizada: acesso às linhas de crédito, direito à previdência social, credibilidade na imagem da empresa e impacto no controle financeiro. Além disso, facilita a rotina de administração, como defende a administradora e gerente contábil, Emanuelle Quaiatto.

“Administrar uma empresa consiste em gerir de forma adequada o seu produto, a qualidade na sua entrega, prospectar novos mercados, vender mais, cuidar do marketing, um bom plano estratégico para o ano, por fim, cuidar de uma empresa exige do administrador capacidades bastantes grandes, por isso estar em dia com o Fisco e com o governo não deve somar um peso a essas tantas tarefas”.

Emanuelle Quaiatto também ressalta que a empresa com o CNPJ irregular junto ao governo fica sujeita a várias consequências.

“Empresas optantes pelo Simples e pelo MEI podem ser excluídas desses regimes, se não estiverem regularizadas. Essa exclusão acontece diretamente pelo o governo em janeiro de cada ano. Além disso, empresas não regulares, não podem participar de licitações, prestar serviços a outras empresas e ao tentar ficar adimplentes terão uma grande dívida de juros para pagar”.

O primeiro passo para regularizar uma empresa é buscar a Receita Federal e apurar em que estado se encontra o CNPJ. Depois disso, é necessário verificar os débitos em aberto, que podem ser documentos pendentes ou a falta de pagamento de tributos. Regularizada a situação, aí é só focar no que faz a empresa crescer.

Janaína Oliveira
Repórter da Rádio ADM

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.