You are currently viewing Você já pensou o que fazer depois da graduação?

Você já pensou o que fazer depois da graduação?

Em algum momento da jornada como estudante você já se perguntou “O que eu vou fazer depois de formado?”. Todo mundo sabe que hoje em dia o diploma não é garantia e um currículo que vai além faz toda a diferença no mercado de trabalho. A questão aqui é: qual o melhor caminho a ser seguido após a formação?

É claro que ninguém pode definir qual seria esse “melhor caminho” para outra pessoa, uma vez que essas escolhas variam de acordo com demandas individuais, com a área que se deseja atuar, oportunidades que surgem durante e após a graduação, tempo disponível para investir numa especialização, entre muitos outros fatores.

Durante a faculdade os estudantes são preparados principalmente para terem a habilidade de contínua adaptação às novas demandas, a absorção de novos conhecimentos é um destaque a longo prazo. Sendo assim segue uma lista de possíveis caminhos a serem seguidos depois da sonhada formatura:

Cursos de módulos livres

Estudos afastados do ambiente acadêmico e focados na parte prática de desenvolvimento profissional podem ser a diferença na hora de ser selecionado para uma vaga de emprego ou bolsas de estudo. O benefício dessa escolha é que geralmente os valores desse tipo de curso são mais acessíveis e ele tem uma duração rápida.

Partir para uma segunda graduação

Muitas vezes acontece do estudante, apesar de amar o curso, não se identificar com o mercado de trabalho. Por causa disso acaba fazendo uma transição de carreira em áreas correlacionadas ou distantes.

Mestrado

Seguir dentro da academia para investir em pesquisa é uma jornada desafiadora. Mas é um dos caminhos mais conhecidos e comentados durante a graduação. Uma vez no mestrado, o estudante deverá escolher um objeto de pesquisa e se aprofundar nele com a finalidade de criar uma tese a respeito.

Especialização

Esse tipo de capacitação geralmente é mais voltada aos recém formados sem muita experiência no mercado de trabalho e ela atua como uma preparação para determinada área.

Intercâmbio

Já pensou em investir em novos ares? Fazer um intercâmbio é uma oportunidade que abre portas no mercado de trabalho, além de proporcionar uma nova visão para outras possibilidades pelo mundo.

Partir para o mercado de trabalho

Acumular conhecimentos pela experiência própria, ver e aprender na própria pele os jeitos com que o mercado de trabalho funciona podem ser a preparação mais necessária para o seu currículo. Muitas vezes um bom emprego consegue criar profissionais competitivos.

Em resumo, o maior diferencial é justamente o incômodo de permanecer o mesmo, buscar aperfeiçoar o conhecimento e se manter atualizado. O ponto aqui é que se o profissional não busca estar atualizado sobre as atuais ferramentas de trabalho e tendências globais não vai adiantar nada. A dica final é: use os recursos ao seu dispor para te atender da melhor maneira possível.

Maria Natália Terra
Com supervisão de Rodrigo Miranda

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.