You are currently viewing Ferramenta permite avaliar gestão de saneamento municipal

Ferramenta permite avaliar gestão de saneamento municipal

O sistema CFA-Gesae, criada por meio de convênio com o Conselho Federal de Administração já está disponível para uso.

Oferecer aos municípios um sistema de governança e planejamento estratégico de serviços públicos de água e esgoto. Esse é o objetivo do sistema CFA-Gesae, criada por meio de convênio com o Conselho Federal de Administração (CFA) a ferramenta já está disponível para uso.

 

Pra as prefeituras que desejar acessar o sistema é precisa ter um funcionário que seja profissional de administração registrado no CRA e habilitado pela Universidade Corporativa do Administrador.

 

“O CFA-Gesae é uma ferramenta de gestão e diagnóstico que proporciona melhoria aos municípios e oportuniza emprego e renda aos profissionais da administração, logo que para usar o sistema e avaliar a gestão do saneamento municipal sob diversos aspectos é necessário ter um profissional de administração registrado no CRA, que receberá um login e senha para entrar no sistema”, explica o presidente do Conselho Regional de Administração, adm. Francisco Costa.

 

Sistema

O CFA-Gesae possui dez áreas-chave e setenta indicadores. Cada área-chave possui sete indicadores. Por meio dos indicadores, é possível avaliar a gestão de forma detalhada. Entre os indicadores do Sistema, podemos citar: consumo médio per capita de água; consumo médio de água por economia; índice de atendimento urbano de água; índice de atendimento total de água; índice de coleta de esgoto; e índice de tratamento de esgoto.

As dez áreas-chaves são: Governança e transparência da prestação dos serviços; Sustentabilidade da gestão dos recursos hídricos; Transparência tarifária; Transparência econômica e financeira; Qualidade na prestação dos serviços; Qualidade do produto; Transparência na gestão de pessoal; Eficiência comercial e financeira; Transparência na gestão das despesas; e Eficiência nas operações de água.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.