You are currently viewing Gestores de Serviços Jurídicos e Notariais ganham apoio do CFA

Gestores de Serviços Jurídicos e Notariais ganham apoio do CFA

O Conselho Federal de Administração (CFA) recebeu a visita do tecnólogo Júnior Branquinho. Ele é graduado em Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais e fundador do Portal Paralegal, primeiro e maior canal paralegal do país. Na ocasião, ele foi recebido pelo diretor de Fiscalização e Registro do CFA, Adm. Carlos Alberto Ferreira Júnior.

No encontro, eles conversaram sobre o curso superior de Tecnologia em Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais. Recentemente, o Ministério da Educação (MEC) lançou a versão prévia do novo Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNST) e incluiu o curso nessa lista.

Seria uma boa notícia se não fosse pela mudança no nome da graduação. “O MEC adotou o nome ‘Serviços Judiciais’ e isso restringe bastante a atuação profissional, pois dá a entender que o profissional desta área só poderá atuar em âmbito judicial como subordinado de advogados ou juízes. Porém, a gente sabe que na prática não é bem assim que funciona”, explicou Branquinho.

O gestor conta, ainda, que o profissional graduado em Serviços Jurídicos e Notariais pode atuar com atividades administrativas e extrajudiciais, além daquelas atividades que não são privativas da advocacia. “Nós acreditamos que essa alteração na nomenclatura atrapalha bastante, principalmente aqueles que querem trabalhar como autônomos”, defendeu.

Segundo Carlão, o CFA recebeu a demanda apresentada por Branquinho e se comprometeu a ajudá-lo a defender tecnólogos graduados em Serviços Jurídicos e Notariais. “Vamos elaborar um documento para o MEC solicitando que mantenha a nomenclatura original do cargo e enriquecer as atribuições deles. Pois é preciso que fique claro o que faz um tecnólogo nessa área”, esclareceu o conselheiro do CFA.

O diretor ressalta que o profissional de Administração não quer competir com nenhuma outra profissão. “Estamos aqui para trabalharmos juntos”, afirmou.

O que faz um gestor de Serviços Jurídicos e Notariais?

O profissional dessa área vai atuar com serviços jurídicos cartoriais e notariais como processos na área jurídica, autenticação de documentos, elaboração de catálogos e gestão de setores administrativos.

Trata-se de um amplo mercado de trabalho para o profissional de Administração. A graduação na área é pautada em três pilares: Administração, Direito e Cartórios.

“Dessa forma, o graduado neste curso é preparado para trabalhar com a gestão de atividades e rotinas jurídico-administrativas e cartoriais”, disse.

A graduação de Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais foi abraçada pelo CFA Resolução Normativa nº 531.

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.